A seleção igualou os 12 golos marcados em 1995 mas nunca tinha sofrido tantos...
A Seleção Nacional de Sub-20 deitou por terra o sonho de voltar a subir ao pódio do Mundial de categoria ao ser derrotada por 3-2 pelo Gana, em jogo dos oitavos-de-final. É a segunda vez no historial das presenças na fase final da prova que Portugal perde com a equipa africana, repetindo o que aconteceu na edição de 1993.
Então, na prova disputada na Austrália, Portugal cedeu por 2-0, perdendo, aliás, todos os 3 jogos da fase de grupos, não conseguindo passar à ronda de eliminação direta pela primeira vez. Agora, na Turquia, o ataque de Portugal mostrou-se muito perdulário e a sua defesa demasiado permissiva, resultando num afastamento prematuro e inesperado, atendendo ao que a equipa comandando por Edgar Borges havia mostrado nos jogos iniciais.
Relacionadas
Não deixa de ser interessante verificar que Portugal igualou a sua melhor marca de golos nas oito edições anteriores – 12, como em 1993 – mas disputando 3 encontros a menos que naquele ano. Nesta edição, a equipa portuguesa sai de prova com 4 partidas disputadas, ao passo que em 1995 disputou 7 jogos, entre ele o que valeu a conquista do 3.º lugar, diante de Espanha (3-2).
Mas nesta edição, que está a decorrer na Turquia, foi na defesa que Portugal revelou o seu ponto fraco, sofrendo nada menos que 7 golos em 4 jogos. Em 1995 sofrera 6, mas disputando 7 jogos, ao passo que o pior registo de sempre aconteceu em 1993, com 5 golos sofridos em apenas 3 partidas. As melhores defesas foram, precisamente, nos anos em que Portugal conquistou o título mundial de Sub-20. Em 1989 consentiu 3 golos e em 1991, na edição disputada em território nacional, sofreu apenas 1 golo.
A estatística oficial da FIFA do jogo com o Gana comprova a ineficácia do ataque português e a fragilidade da sua defesa: 20 remates portugueses (12 à baliza) contra 16 (8 à baliza) do Gana.
Atrás do golo do último reforço dos campeões nacionais ficaram os tentos do chileno Nicolas Castillo, frente ao Gana (3-4), e do ganês Moses Odjer na mesma partida dos quartos de final da competição..
Gauleses conseguem alcançar títulos em todas as competições de seleções...
Seleção africana dominou o Iraque e ficou no lugar mais baixo do pódio na Turquia...
"O Uruguai tem uma grande equipa. Temos visto o que têm feito"...
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes