Africanos foram campeões do Mundo em 2009, na prova disputada no Egito...
O Iraque e o Gana juntaram-se à França e Uruguai nas meias-finais do Mundial de Sub-20 que está a decorrer na Turquia, depois de este domingo terem eliminado nos quartos-de-final da prova a Coreia do Sul e o Gana, respetivamente.
Tanto Iraque como Gana foram obrigados a jogar um prolongamento para garantirem a manutenção na prova e no caso dos asiáticos passaram mesmo pelo desempate por penáltis antes de eliminarem a Coreia do Sul (3-3, 5-4 nas g.p.). No caso do Gana, o triunfo sobre o Chile só foi confirmado no último minuto do prolongamento com um golo de Assifuah valendo o 4-3 definitivo para a equipa africana.
Confrontos
As meias-finais, que vão disputar-se na próxima quarta-feira, vão colocar frente a frente França e Gana (em Bursa) e Uruguai e Iraque (em Trabzon), sendo esta a primeira vez na história do Mundial de Sub-20 que estas duas últimas equipas se defrontam. França e Gana disputarão o terceiro jogo entre si em fases finais do Mundial da categoria. A primeira vez que mediram forças foi na edição de 2001, registando-se um empate sem golos. Já nesta edição, a França bateu o Gana por 3-1 na fase de grupos.
O Gana é o único dos semi-finalistas que poderá repetir o triunfo na prova, depois de ter ganho a edição de 2009, disputada no Egito, tendo batido o Brasil no desempate por penáltis. Os africanos também conseguiram dois segundos lugares, em 2001 e 1993, e um quarto lugar em 1997.
O potencial revelado pela França poderá valer-lhe algum favoritismo mas a verdade é que o Gana tem um melhor historial na prova, já que os franceses conseguiram apenas um quarto lugar em 2011. A França apresenta o melhor ataque da prova, com 13 golos, 8 dos quais já na fase de eliminação direta, tendo sido o único dos quatro semi-finalistas a não ter tido necessidade de jogar pelo menos o prolongamento. Iraque e Gana têm 10 golos marcados, e Uruguai 9.
A melhor defesa, até agora, é do Uruguai, com apenas 2 golos consentidos nos 5 jogos disputados. O Gana é a equipa que mais golos sofreu, 8, seguida do Iraque, com 7, e França, com 5.
Surpreendente Iraque
A qualificação do Iraque talvez seja a mais surpreendente, atendendo ao historial do país na prova. É apenas a quarta presença na fase final do Mundial de Sub-20 e a primeira vez que chega tão longe. Nas três participações anteriores, o melhor resultado havia sido conseguido em 1989, quando chegou aos quartos-de-final, perdendo 2-1 com os Estados Unidos.
Mas o percurso do Iraque na presente edição acaba por ser quase perfeito, ao ponto de ser o único dos quatro semi-finalistas que ganhou o seu grupo na primeira fase da prova. Tanto Uruguai, como França haviam ficado no segundo posto dos respetivos grupos e o Gana passara mesmo como um dos melhores terceiros classificados.
Para o Uruguai, esta será a segunda oportunidade de chegar à final da competição, depois do segundo lugar alcançado em 1997. O país sul-americano conseguiu um terceiro posto em 1979 e dois quartos lugares em 1977 e 1999 e é, entre os semi-finalistas, o que apresenta maior número de participações na fase final da prova: 11, contra 6 do Gana e 4 da França e do Iraque.
A final, marcada para sábado, dia 13, será igualmente inédita, pois dos quatro semi-finalistas apenas o Uruguai e Gana chegaram a uma final, mas nunca entre si.
Atrás do golo do último reforço dos campeões nacionais ficaram os tentos do chileno Nicolas Castillo, frente ao Gana (3-4), e do ganês Moses Odjer na mesma partida dos quartos de final da competição..
Gauleses conseguem alcançar títulos em todas as competições de seleções...
Seleção africana dominou o Iraque e ficou no lugar mais baixo do pódio na Turquia...
"O Uruguai tem uma grande equipa. Temos visto o que têm feito"...
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes