Espanha vive um momento único! A seleção Roja conquistou o campeonato do Mundo na África do Sul depois de bater a Holanda por 1-0 com golo de Iniesta, juntando o título mundial ao de campeã europeia. A consagração espanhola aconteceu esta segunda-feira pelas ruas da capital espanhola, por entre um mar de centenas de milhares de adeptos.
Acompanhe os detalhes da festa Roja pela capital espanhola
A festa irá continuar pela noite dentro. Os jogadores, liderados por Reina, continuam em palco a agradecer todo o apoio das largas centenas de milhares de adeptos.
22.39 - Reina é o Mestre de Cerimónias! Canta, dança, salta e apresenta os seus companheiros um a um!
22.38 - No calor da festa Piqué vestiu a camisola do Barcelona a Fàbregas... O jogador do Arsenal tem sido apontado ao emblema catalão.
22.35 - Reina agarra no microfone e faz a festa. O guardião é sempre os dos mais efusivos!
22.31 - Del Bosque agradece o apoio de todos e pede que aplaudam os jogadores!
22.29 - Casillas, Iniesta e Albiol falam ao microfone. Revelam o orgulho em ser campeões e felicitam todos os adeptos!
22.24 - E a taça é levantada! O emocionado Del Bosque não queria aparecer, mas Puyol fez questão de chamar, para a festa, o selecionador que levou Espanha ao lugar mais alto do futebol mundial.
22.20 - Pedrito está todo pintado e Sérgio Ramos está com um sombrero na cabeça... E Casillas, o capitão, leva a taça na mão!!!
Os olhos do Mundo estão ainda concentrados em Madrid, com mais de uma centena de equipas de televisão de dezenas de países a transmitir, alguns em direto, as imagens dos festejos.
Ruas como a Gran Via ou o Passeio de Recoletos, espaços como a Praça Cibeles, a Praça Neptuno, a Praça de Espanha e a Porta de Toledo estiveram repletas de centenas de milhares de pessoas, que, com vivas e gritos de apoio, saudaram os jogadores.
22.16 - Milhares de pessoas fazem a festa. A canção "We will rock you" dos Queen desenha o caminho dos Campeões do Mundo até ao local onde os jogadores vão ter oportunidade de falar ao público!
22.10 - "Campeões! Campeões!" - é o que se ouve na capital espanhola. Os adeptos já pedem uma conquista no próximo Mundial, em 2014, no Brasil!
22.04 - Os jogadores já chegaram à estação de Príncipe Pio onde o ambiente é espetacular!
O autocarro com os campeões do mundo ainda só passou por seis dos 13 pontos nevrálgicos da rota prevista.
O elevado número de gente nas ruas, muito maior do que o esperado, está a atrasar a viagem, com ruas emblemáticas como a Gran Via a desapareceram num mar de gente decorada com as cores da seleção espanhola.
O trânsito foi cortado há algumas horas e não há ainda horas previstas para que seja reaberto, pelo menos nos locais de passagem da seleção, em especial porque, depois do cortejo, há que fazer a limpeza das ruas.
Os futebolistas continuam na caixa aberta do autocarro que tem como destino final a Esplanada do Rey, entre o Palácio Real e a estação de Príncipe Pio e onde já não cabe mais ninguém, segundo a polícia.
20.47 - Os jogadores da Roja já estão pelas ruas há quase 3 horas e a festa promete durar por muito mais tempo...
20.36 - Aviões sobrevoam Madrid e desenham a bandeira de Espanha no céu.
20.30 - De la Red recebeu uma das maiores ovações da tarde/noite quando apareceu em palco e junto à festa que continua a decorrer na Explanada del Rey, onde vários artistas vão fazendo atuando.
19.55 - Fernadando Torres não larga a taça! Muito emocionado, partilha a vitória com os adeptos! Os jogadores vão tirando fotografias da festa - são, garantidamente, momentos para recordar!
19.35 - Pepe Reina é um dos que festeja com maior entusiasmo e vai cantando juntamente com os milhares que estão pelas ruas.
19.29 - Os jogadores já chegaram à Plaza de España em Madrid. O ambiente é de total euforia!
19.22 - Fernando Torres não esquece as origens. O avançado espanhol festeja com uma bandeira de Espanha com o escudo do Atl. Madrid.
19.20 - O Trio Elétrico com os jogadores e equipa técnica já começou a viagem pelas ruas de Madrid onde milhares de pessoas fazem a festa.
Iniesta, autor do golo que carimbou a conquista do título mundial, disse, relativamente envergonhado: "Estou muito orgulhos de pertencer a este grupo! Esta taça é de todos!"
O capitão Casillas revelou todo o seu orgulho: "Tenho a sorte de pertencer a este grupo. Tenho muito orgulho neste triunfo. Merecemos ser campeões!"
Del Bosque agradeceu o apoio de todos: "Obrigado a todos os espanhóis e a todos os clubes em Espanha, desde o mais pequeno ao mais humilde!"
O chefe do governo espanhol, Zapatero já recebeu La Roja: "Felicito todos. Esta vitória é da seleção e de todos os que a acompanharam. É uma vitória de todas as gerações!"
O rei Juan Carlos já saudou os heróis da Roja, dizendo que os jogadores "tornaram realidade um dos melhores sonhos", dando um exemplo de "desportivismo, nobreza e trabalho de equipa".
19.00 - Milhares de espanhóis estão pelas ruas de Madrid à espera dos Campeões do Mundo! A Praça de Cibelles - local das festas madridistas - será, hoje, a sede para os festejos de todos os espanhóis.
"Estávamos muito perto de tocar o céu", disse o médio
Triunfo na nação de Nelson Mandela fixou a roja como a oitava e última seleção a arrecadar um Campeonato do Mundo
Seleção fracassou na prova com vários casos de indisciplina e um plantel contra Domenech
Lesão sofrida no jogo entre Liverpool e Roma para a Champions
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes