Dez seleções a sonhar com cinco vagas

Suécia e os segundos dos Grupos G e I já têm passaporte para a ronda de acesso...

Dez seleções a sonhar com cinco vagas
Dez seleções a sonhar com cinco vagas • Foto: GETTY IMAGES

[videopub:http://spvd.i.xl.pt/israKttOhdSdvVJZBzeP.jpg|http://spvd.v.xl.pt/israKttOhdSdvVJZBzeP.mp4|290|240]

A um jogo do fecho do apuramento europeu para o Mundial'2014, todos os grupos têm equipas com possibilidades de chegar à última oportunidade de passaporte para o Brasil: o playoff. No entanto, o Grupo B, aquele que tem mais equipas a lutar pelo segundo lugar - 4 -, é também aquele onde apenas uma equipa pode efetivamente chegar à tão desejada derradeira fase e também é aquele que poderá definir tudo...

São dez as equipas que ainda sonham com a presença, sendo que apenas uma seleção já tem destino definido (a Suécia, graças ao triunfo sobre a Áustria, como pode ver no vídeo). Depois há outras seleções que podem, pelo menos chegar a tal fase: Rússia (Grupo F), Grécia e Bósnia-Herzegovina (Grupo G), Inglaterra (Grupo H) e Espanha e França (Grupo I).

Grupo A

Com 17 pontos até ao momento, a Croácia tem o playoff praticamente garantido, dependendo apenas de si para conseguir tal feito. Em caso de vitória na terça-feira, em solo escocês, os croatas passam a somar 20 pontos, que para efeitos de playoff serão 16, isto se a Macedónia permanecer no último posto. Caso haja troca de último, com a descida da Escócia para esse posto, os croatas até ficam a ganhar, pois passariam a somar 17.

No cenário mais pessimista, a Croácia apenas ficaria na corda bamba caso perdesse com a Escócia, a Macedónia vencesse na Sérvia e o País de Gales fosse batido pela Bélgica. Assim, os croatas passariam a ter apenas 11 pontos "playoff" o que os poderia colocar como um dos piores segundos (ou mesmo o pior, caso no B se apurar a Arménia).

Grupo B

Conforme dito acima, este Grupo B é aquele que tem mais equipas a lutar pelo segundo lugar, num total de quatro. No entanto, apenas uma pode efetivamente chegar ao playoff: a Arménia, equipa que atualmente até é quinta no grupo.

Assim, centrando apenas as contas nos arménios, é necessária uma vitória desta seleção em Itália (e que nenhuma das outras seleções vença) para haver o sonho de chegar ao playoff. Mesmo assim... pode não chegar. Com 12 pontos "playoff", Mkhitaryan e companhia terão de esperar por "ofertas" de outros grupos para poder seguir em frente.

Quanto às outras equipas, Bulgária e Dinamarca somam 13 pontos, mais 1 que Rep. Checa, mas todas elas venceram os jogos com o último classificado Malta. Quer isto dizer que, para efeitos de playoff, o melhor que podem fazer, em caso de vitória na última ronda, é passar a 10 pontos em termos de playoff, um valor inferior ao pior segundo dos outros grupos.

Grupo C

A Suécia tem já o playoff garantido, pois finalizará esta fase, na pior das hipóteses, com 14 pontos "playoff", um valor bem superior aos apresentados pelos restantes hipotéticos piores segundos classificados.

Grupo D

Turquia, Roménia e Hungria ainda têm possibilidades de chegar ao segundo posto, mas apenas os dois primeiros têm possibilidades reais chegar ao playoff. Os turcos, que recebem a Holanda, são a seleção que à partida está em melhor situação, pois têm 4 golos à maior em relação aos romenos no desempate entre ambos (estão empatados pontualmente, com 16), mas a partida de terça-feira não se prevê nada fácil, até porque a Holanda ainda não perdeu.

Assim, a Roménia sonha forte com o apuramento, sabendo uma vitória na receção à Estónia os deixará com presença certa no playoff. Há a possibilidade de empate para os romenos, mas aí ficariam a depender de terceiros. Uma outra possibilidade passa pela vitória de Turquia e Roménia, que deixaria as duas equipas com igualdade pontual. Sendo assim, os romenos só conseguiriam ir ao playoff caso vencessem a Estónia por mais quatro golos em relação à vitória turca com a Holanda.

Quanto aos húngaros, que jogam com Andorra, precisam de vencer e esperar pelo desaire das outras duas equipas (Turquia e Roménia), mas não só... Teriam ainda de torcer para que no Grupo B ficasse em segundo uma de três equipas: Bulgária, Dinamarca e Rep. Checa.

Grupo E

Separados por 1 ponto, Islândia e Eslovénia têm dois jogos fora de portas e com elevado grau de dificuldade. Os islandeses têm a vantagem do tal ponto e até podem perder e seguir em frente, mas para tal necessitam que os eslovenos sejam batidos em Berna. Assim, os nórdicos acabavam no segundo posto e com 13 pontos "playoff", um registo seguro para chegar à fase seguinte.

Quanto aos eslovenos, sabem que vencendo podem chegar ao segundo lugar, mas mesmo assim pode não dar para o playoff. Para tal, precisam que a Arménia não se apure no Grupo B.

Grupo F

Ainda com possibilidades de chegar ao primeiro posto, Portugal sabe que só não chega ao playoff caso aconteça uma verdadeira calamidade. Se perder com o Luxemburgo, a Irlanda do Norte vencer em Israel e a Rússia triunfar no Azerbaijão, esta última equipa cai para o derradeiro posto do grupo e Portugal passa de 15 pontos "playoff" para 12... Aí, entraríamos na luta com várias equipas que podem terminar com 12 e seria a diferença de golos a definir que equipa ficaria pelo caminho.

Já quanto à Rússia, apenas seguirá para o playoff caso perca no Azerbaijão e Portugal vença por seis golos ou mais. Aí, a Seleção Nacional saltava para primeiro, entrava diretamente no Mundial, e os russos teriam de jogar o playoff.

Grupo G

Lutando taco a taco pela liderança, Bósnia-Herzegovina e Grécia têm pelo menos assegurado desde já o playoff. Os bósnios apenas precisam de vencer na Lituânia para deixarem o primeiro lugar praticamente sentenciado, enquanto os gregos necessitam de triunfar na receção ao Liechtenstein e ganhar por um resultado que anule a desvantagem na diferença de golos (+23 para +6) para poderem saltar para primeiro.

De qualquer das formas, os gregos sabem que têm o playoff certo, até com um dos melhores registo "playoff" de todas as seleções: 19.

Grupo H

Inglaterra, Ucrânia e Montenegro ainda lutam pelo segundo lugar, sendo que os ingleses já têm pelo menos assegurado o playoff, pois contam 19 pontos, mais 4 que os montenegrinos - e podem acabar com 13 pontos "playoff". Só não estão já assegurados diretamente no Brasil porque a Ucrânia tem 18 pontos. De qualquer das formas, Montenegro necessitará de uma combinação de resultados anormal para sonhar: primeiro a Ucrânia tem de perder em São Marino e depois a própria seleção do Montegro tem de recuperar os 12 golos de diferença que tem para os ucranianos.

Em relação à Ucrânia, um empate serve para assegurar o playoff, pois também chegaria para carimbar o segundo posto e, consequentemente, manteriam os 15 pontos "playoff" que chegam (e sobram) para ir à ronda de acesso.

Grupo I

A Espanha precisa de 1 ponto em casa, diante da Geórgia, para assegurar o primeiro lugar e atirar a França para o playoff. A Roja até pode perder, desde que os gauleses não recuperem a diferença de três golos (+9 para +6) no desempate.

De qualquer das formas, sendo segunda, a França vai ao playoff, pois tem 14 pontos, aplicando-se o mesmo cenário à Espanha que não teria problemas em chegar ao playoff, já que tem 17. Recorde-se que este é o único grupo deste apuramento com seis equipas, pelo que todos os pontos contam para efeitos finais.

Legenda:
A negrito surgem as equipas com playoff assegurado
A itálico as equipas já afastadas do playoff

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Mundial 2014
Notícias
Notícias Mais Vistas