Portugal lidera no número de selecionadores apurados

No França'1998 e Alemanha'2006 registou-se um máximo de um país ter sido representado por quatro técnicos…

Portugal lidera no número de selecionadores apurados
Portugal lidera no número de selecionadores apurados • Foto: PEDRO FERREIRA

Com a qualificação da Seleção Nacional, da Grécia e do Irão para o Mundial’2014, Portugal vai ser representado no Brasil por três selecionadores, algo que nunca antes tinha acontecido. Para além do selecionador nacional Paulo Bento, Fernando Santos vai comandar os gregos e Carlos Queiroz os iranianos. Há mais quatro nações com os mesmos três representantes, o que é o máximo deste Mundial.

Argentina, Colômbia, Alemanha e Itália são os outros países que, à partida, irão levar também três técnicos ao Mundial. Os argentinos têm Alejandro Sabella, José Pekerman na Colômbia e ainda Jorge Sampaoli no Chile, enquanto os italianos têm Cesare Prandelli, Alberto Zaccheroni no Japão e Fabio Capello na Rússia e os alemães têm o próprio selecionador Joachim Low, Jurgen Klinsmann nos Estados Unidos e ainda Ottmar Hitzfeld na Suíça.

Já os colombianos são a única das cinco nações mais representadas que têm três técnicos mas nenhum a orientar os destinos do próprio país – o argentino Pekerman é o selecionador. Jorge Luis Pinto (Costa Rica), Reinaldo Rueda (Equador) e Luis Fernando Suarez (Honduras) serão os representantes cafeteros no Brasil.

Contudo, estes países ficaram a um representante de igualarem o recorde de técnicos por nação em Campeonatos do Mundo. No Mundial de 1998 e no de 2006 registou-se um máximo de quatro técnicos de uma nacionalidade. Na França estiveram quatro técnicos franceses em prova: Claude Le Roy (Camarões), Henri Michel (Marrocos), Philippe Troussier (África do Sul) e Aimé Jacquet, que conduziu os gauleses ao título mundial.

Já na Alemanha foram os treinadores brasileiros e holandeses a dominar. Zico (Japão), Marcos Paquetá (Arábia Saudita), Scolari (Portugal) e Carlos Alberto Parreira, que orientou o próprio escrete canarinho, foram os representantes do Brasil. Leo Beenhakker (Trinidad e Tobago), Guus Hiddink (Austrália), Dick Advocaat (Coreia do Sul) e Marco van Basten na própria laranja mecânica, representaram a Holanda.

Por curiosidade, no último Mundial, em 2010 na África do Sul, o máximo de técnicos por nação também foram três. Os recordistas foram os argentinos, com Diego Maradona na própria seleção albiceleste, Marcelo Bielsa ao serviço do Chile e Gerardo ‘Tata’ Martino, atual técnico do Barcelona, ao leme do Paraguai.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2014
Notícias
Notícias Mais Vistas