Adeptos asiáticos reforçam claque portuguesa na estreia com Espanha

Jogo marcado para as 19 horas

• Foto: LUSA

A avaliar pelo pouco que ainda se vê em Sochi, não serão apenas os portugueses a apoiar a equipa das quinas na estreia do Mundial'2018 frente à Espanha, sobressaindo muitos asiáticos equipados a rigor.

"Adoro o Cristiano Ronaldo. Sofro por Portugal desde o Euro'2000 com Luís Figo, Rui Costa, Nuno Gomes. Viemos dois de Itália e um da China. É a nossa primeira vez num Campeonato do Mundo. Vamos ver dois jogos da seleção portuguesa", diz à Lusa Xi, acompanhado de Ao e Chan, igualmente trajados a rigor.

Basta sair de qualquer hotel na marginal do Mar Negro para perceber a quantidade de asiáticos, sobretudo chineses, que envergam a camisola lusitana, no meio de portugueses que chegam um pouco de todo o mundo.

A família Fernandes, a mãe Teresa e pai e filho que partilham o nome Carlos, vêm da Maia e são testemunhas desse fenómeno e, caso os portugueses não sejam tantos quantos os espanhóis, prometem "cantar o hino bem alto" e apoiar com uma "qualidade" superior à do rival.

"Há muitos estrangeiros a apoiar Portugal. Não me surpreende. Uma asiática viu o nosso cachecol de Portugal e quase chorava. Queria uma foto connosco. Eles gostam muito de Portugal, pelo que nos vão apoiar", afiança Teresa. O marido acrescenta que "Portugal é um país muito bem visto".

Festa é o mínimo garantido, qualquer que seja o resultado, até porque o convívio com os também ainda parcos espanhóis nas ruas tem corrido de feição, em ambiente de festa e amizade.

"Já nos cruzámos com vários. Muito simpáticos. Tirámos fotos juntos. Gostaram. Não se nota a rivalidade", diz Teresa, complementada pelo marido, que destaca a "boa camaradagem e gente muito simpática" dos fãs do opositor ibérico.

A camisola de Cristiano Ronaldo é a mais vista entre os adeptos, nomeadamente entre as jovens chinesas, algumas das quais com tatuagens temporárias com o nome do capitão da seleção portuguesa.

Portugal e Espanha defrontam-se às 21h (19h em Lisboa), na abertura do grupo B do Mundial'2018, que terá estreia horas antes com o desafio entre o Irão de Carlos Queiroz e Marrocos, em São Petersburgo.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.