Amnistia Internacional lança campanha de direitos humanos na Rússia

Apresentação de 11 ativistas locais

Campanha Amnistia Internacional
Campanha Amnistia Internacional • Foto: Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional (AI) anunciou esta quinta-feira uma nova campanha pelos defensores dos direitos humanos na Rússia com a apresentação de 11 ativistas locais, e que acontece a dias do início do Mundial'2018.

De acordo com um comunicado, a AI apresenta uma equipa de "11 campeões de direitos humanos que colocam diariamente a sua vida em risco para defender os direitos humanos na Rússia".

"A #TeamBrave da Amnistia Internacional é formada por 11 homens e mulheres que defendem os seus concidadãos, confrontando a tortura e outros abusos e maus-tratos cometidos pelas forças de segurança russas, protegendo o ambiente, apoiando vítimas de violência doméstica, pessoas das comunidades LGBTI [Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo], trabalhadores sexuais e antigos presos", indicam os responsáveis da AI.

"É o caso, por exemplo, do renomado defensor de direitos humanos Oiub Titiev, chefe da ONG [organização não-governamental] Memorial na Chechénia, do ativista ambiental Andrei Rudomakha e ainda de Igor Nagavkin, que denuncia e confronta as práticas de tortura e de corrupção", destaca-se no documento.

Segundo o comunicado da organização de direitos humanos a "Team Brave" sublinha desta forma as histórias de 11 defensores dos direitos humanos em diversas regiões da Rússia: Grozni (Chechénia), Sochi, São Petersburgo, Volgogrado, Rostov do Don, Kalininegrado, Samara, Nizhny Novgorod, Kavaz, Ecaterimburgo e Saransk.

A Amnistia Internacional Portugal terá ativa a partir de 13 de junho, véspera do início do Mundial'2018, uma página inteiramente dedicada a esta nova campanha e à #TeamBrave no link: www.amnistia.pt/teambrave.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.