Autoridade antidoping norte-americana 'desconfia' da seleção russa

Travis Tygart fala mesmo numa "farsa"

• Foto: Getty Images

O sucesso da Rússia no Mundial 2018, reforçado pela vitória sobre a Espanha, nos oitavos-de-final, levou os mais céticos a desconfiarem daquilo que os da casa têm conseguido, especialmente devido ao passado recente de polémicas russas em relação ao doping, e ao que parece nas altas esferas da luta contra os 'batoteiros' há quem ache que tudo se deve a práticas ilegais. É o caso de Travis Tygart, o presidente da autoridade norte-americana antidoping (USADA), que considera o sucesso russo como "uma farsa".

"Estaríamos a ser parvos se acreditassemos que isto é diferente daquilo que sucedeu em Sochi. Eles estão apenas a rir-se nas nossas costas. Sabemos que o governo russo, assim que viu ser-lhe atribuídos os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, encarou aquele momento como a oportunidade para enaltecer o orgulho nacional e o poder no palco internacional. Aí começaram os programas de doping, com trocas de amostras, que levaram ao que alcançaram, nomeadamente a conquista do medalheiro e o domínio dos seus Jogos Olímpicos. Há provas. É inegável", considerou Tygart, ao USA Today.

"Agora estão a receber um novo evento. Sabemos que o sistema de doping existia, mesmo que tenham continuado a negá-lo, e também sabemos que uma ligação direta deste sistema com o futebol na Rússia. Já provaram que vão onde for preciso para vencer", acrescentou.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0