Fernando Santos: «Ronaldo começou a jogar numa zona diferente comigo e não em Madrid»

Selecionador garante equipa preparada para o duelo com Marrocos

• Foto: Reuters

Fernando Santos garantiu que Portugal está preparado para defrontar e vencer a seleção de Marrocos na quarta-feira. O técnico explicou que o segredo é ter a mesma atitude que houve no Campeonato da Europa, recusando porém revelar o onze para o duelo. Do selecionador nacional ouviram-se ainda, uma vez mais, elogios para Cristiano Ronaldo.

Antevisão

"Portugal está pronto para a equipa de Marrocos, que é uma das melhores equipas de África. Renard é um treinador muito experiente. A equipa tem muitos jogadores de Espanha, Itália, Holanda, França. É uma equipa muito bem organizada, jogadores que conhecem bom o jogo em termos técnicos e táticos. Jogadores rápidos, com qualidades técnicas muito boas. Disputa o jogo no limite, com intensidade. Temos de responder a isso. O mais importante é impor as nossas qualidades mas, em primeiro lugar, fazer o que fizemos até hoje, que é dar tudo o que temos em termos de organização, paixão, determinação. Temos de ser intensos nos vários momentos do jogo. Se fizermos isso, estamos mais perto de vencer. É um jogo muito importante como para nós."

Equipa no ponto?

"No ponto não sei, amanhã veremos. Procurámos pensar naquilo que fizemos, nas coisas boas, nas menos boas. Tentámos melhorar o que fizemos bem e retificar o que não fizemos tão bem. Não há nenhum pozinho mágico. O que sei é que Portugal tem capacidade para fazer melhor do que fez com a Espanha."

Cristiano Ronaldo

"O importante é Cristiano. O jogo de amanhã é com Marrocos. Espero que volte a fazer um grande jogo e continue a estar ao seu nível. Não foi só um jogo, foi a carreira."

Reencontro com Marrocos após 1986

"A maioria dos meus jogadores nem era nascida em 1986. É difícil falar de algo que não viram e só ouviram falar. O compromisso não teve a ver com 86. É o que nos levou a sermos campeões da Europa. Temos um enorme respeito por todos os adversários. Portugal assume as suas capacidades, mas a forma que nos levou a vencer foi o respeito e humildade para defrontar cada adversário. Somos uma equipa que sofre muito, que é capaz de lutar, mas que tem qualidade para fazer coisas boas e vencer os jogos."

Onze inicial

"Já vi os vossos prognósticos, o vosso apoio, mas digo amanhã quem vai jogar."

Posicionamento de Ronaldo

"Começou a jogar numa zona diferente comigo, não em Madrid. Criou polémica em Portugal porque eu dizia que o Cristiano já não podia ser o extremo que treinei no Sporting."

Novamente Ronaldo

"A seleção portuguesa é campeã da Europa, com Ronaldo obviamente. É o nosso capitão. Mas nunca vi um jogador sozinho ganhar o que quer que fosse. Um jogo é muito difícil."

Sem recordes em mente

"Não estamos aqui num jogo de ténis para bater recordes ou atletismo. Isto é um Mundial, um jogo entre seleções. Tenho de respeitar muito a equipa de Marrocos. Temos de estar totalmente focados. Temos de ganhar amanhã e é isso que nos importa agora. Basta a Portugal jogar ao nível a que jogou no campeonato da Europa, que é jogar ao seu melhor nível. Não basta ser competente. Se fizermos isso, com mais ou menos dificuldade, vamos ganhar. A mais-valia? É mesmo o Cristiano Ronaldo. Essa é que é uma mais-valia, mas incluindo os outros 22 jogadores que aqui estão. Mostrou-o de forma clara."

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias
Notícias Mais Vistas