International Board dá ok e Mundial'2018 vai ter vídeo-árbitro

Decisão foi unânime

• Foto: EPA

O  IFAB (International Football Association Board (IFAB) aprovou este sábado por unaniminada a utilização de video-árbitro (VAR) como ajuda para tomada de decisão por parte de equipas das arbitragem, abrindo desde já caminho à implementação do sistema no Mundial'2018.

A FIFA já tinha informado que o pretendia usar o VAR na competição que tem lugar na Rússia entre 14 de junho e 15 de julho, apesar dos erros que têm marcado os testes que decorreem em competições em vários países, entre as quais Portugal.

Gianni Infantino, presidente da entidade que tutela o futebol mundial que foi sempre um defensor acérrimo do VAR, fez recentemente esta afirmação: "Em 2018, não nos podemos permitir que todas as pessoas no estádio e em frente à televisão possam ver se o árbitro fez ou não um erro grosseiro e que o único que não possa ver seja o próprio árbitro."

Ainda de acordo com o presidente da FIFA, se o VAR pode ajudar o árbitro, então é obrigação das instâncias que tutelam o futebol fazer todos os possíveis para o ajudar.

Nos últimos meses, e embora seja mais ou menos pacífico que o uso do VAR limita o número de erros de arbitragem, a sua aplicação não impediu controvérsias em Portugal, Alemanha e Itália, onde o sistema tem sido testado com regularidade.

Após a 132.ª assembleia geral do IFAB), realizada hoje na Suíça, o VAR passa a estar previsto nas leis do futebol em quatro situações específicas de jogo: golos, penáltis, cartões vermelhos diretos e identificação de jogadores nos lances.

Além da implementação do VAR froam ainda foi incluídas nas leis do futebol a possibilidade da quarta substituição, apenas durante o prolongamento - também poderá começar a ser utilizada a partir do Mundial da Rússia, caso a FIFA decida nesse sentido - e utilização de equipamento eletrónicos na área técnica (comunicação entre técnico e adjuntos).

3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.