Com Tite no banco é sempre a sambar

Brasil pode ficar hoje próximo de celebrar o apuramento se sair do Uruguai com um triunfo

• Foto: Reuters

Só uma hecatombe é que tirará o Brasil do Mundial’2018. Com sete pontos de avanço sobre o último lugar que dá acesso direto à Rússia, os canarinhos vivem uma fase de qualificação tranquila, algo a que não estavam nada habituados. Hoje, na complicada visita ao Uruguai, a seleção canarinha pode dar um passo gigante rumo ao apuramento, selando praticamente o passaporte.

E o grande responsável é Tite! Depois de assumir o comando em junho de 2016, o sucessor de Dunga tem reconduzido o Brasil aos bons resultados e, até agora, leva o registo perfeito: sete jogos, sete vitórias! Outro dado que reforça este novo Brasil é a solidez defensiva que, nos últimos tempos, era uma das grandes dores de cabeça da canarinha. Nos seis jogos de qualificação e um particular disputado por Tite, a seleção cinco vezes campeã do Mundo sofreu... um golo (frente à Colômbia e na própria baliza). "O segredo? Os nossos avançados são os primeiros a defender. Quando perdem a bola procuram pressionar logo o adversário. Somos uma equipa organizada, que não desiste nem se desliga do jogo. Mentalmente somos fortes e isso ajuda na organização defensiva", comentou Miranda, central do Inter titular desde que Tite chegou, e que terá hoje pela frente... Cavani: "A motivação aumenta. Os defesas ficam mais concentrados quando defrontam os melhores."

Depois de uma viagem curta de duas horas entre São Paulo e Montevideu, a canarinha já está completa. O craque Neymar foi um dos últimos a chegar, num onze que terá apenas Roberto Firmino como novidade. Já o benfiquista Ederson deverá ficar no banco, com o Alison a ser o dono da baliza.

Maldição de Tabárez

No dia em que Óscar Tabárez vai tornar-se no selecionador com mais jogos (168) por uma seleção, o experiente uruguaio de 70 anos ambiciona quebrar também uma maldição: nunca venceu o Brasil, registando um saldo de quatro empates e uma derrota.

Por Diogo Jesus
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018 - América do Sul

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.