Fernando Santos: «Temos que correr e lutar mais do que a Letónia»

Selecionador diz que espírito de luta é 'obrigatório' em campo

• Foto: Paulo Calado

Fernando Santos não tem dúvidas: antes da qualidade, Portugal tem que colocar em campo um espírito de luta para poder sair da Letónia com os 3 pontos.

"Temos que correr e lutar mais do que a Letónia. Fazer aquilo que fizemos sempre, igualar no mínimo o adversário. A Letónia vai ser forte nesse aspecto, já o provou no Algarve. Uma equipa, em casa, forte, que procura vencer o jogo, determinada. Vamos ter que fazer aquilo que é normal em nós, para equilibrar, para depois, sim, a nossa qualidade possa vir ao de cima. Se não igualarmos o adversário nesses aspectos, então será mais difícil. No Algarve o jogo foi difícil. Cá fora é fácil, lá dentro é que é mais difícil."

Quanto às dificuldades de motivar uma equipa para defrontar um adversário, teoricamente mais fraco, Fernando Santos elogia a postura dos seus jogadores.

"É sempre difícil, seja com quem for. Mas tenho um grupo que, além da qualidade, tem uma determinação e uma responsabilidade, independentemente do adversário, que é fantástica. São brilhantes nisso. Nesta caso sabemos que temos que estar 100 por cento focados neste jogo, pois é muito importante para o nosso objetivo do campeonato do mundo".

Sobre o momento físico dos jogadores, recorda semelhanças com o ano passado, antes do Euro’2016. "O momento era igual, em todas as circunstâncias, já nessa altura os últimos a chegar foi porque foram à final da Champions. Não é novidade. Mas o mais importante, depois de uma época tão desgastante, é que estejam mentalmente frescos, tudo o resto desaparece. Amanhã voltarão a demonstrar isso."

Quanto à ausência de João Mário, lamenta a lesão do médio. "Para nenhum selecionador é agradável, seja o João Mário ou outro, é sempre triste quando temos que escolher por lesão. Preferia ter sido eu a tomar a decisão. Mas é assim que está, é com estes que vamos para os desafios que aí vêm."

Por António Bernardino
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Mundial 2018 - Europa

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.