Mestre André segura playoff

Avançado do AC Milan definiu triunfo português e deixou a Rússia mais perto

• Foto: Pedro Ferreira 

Bastava um ponto mas o golo do mestre André (Silva) e a vitória na Hungria dissiparam as dúvidas: aconteça o que acontecer até ao final da fase de apuramento, Portugal já tem garantido um lugar no playoff de acesso ao Mundial’2018. Dito de outra forma, a Seleção Nacional garantiu, na pior das hipóteses, o 2º lugar do Grupo B, tendo afastado da corrida a própria Hungria, que alimentava hipóteses matemáticas.

Ainda que não somasse mais qualquer ponto, nos jogos em falta, com Andorra e Suíça, Portugal já tem vitórias e golos suficientes para terminar como um dos oito melhores segundos classificados dos nove grupos de qualificação e, dessa forma, discutir a presença na Rússia via playoff. O objetivo, porém, é carimbar o passaporte diretamente e, mesmo depois da vitória da Suíça na Letónia, Portugal continua a depender apenas de si para atingir essa meta.

‘Basta’ para tal que consiga ganhar em Andorra e receba a seleção helvética, a 10 de outubro, no Estádio da Luz, com os três pontos de desvantagem que mantém atualmente (a Suíça entretanto recebe a Hungria). Se assim for, Portugal precisa de ganhar à concorrente e até pode ser apenas por 1-0 (apesar da derrota por 2-0 em Basileia), uma vez que o fator de desempate é a diferença de golos e a vantagem de Portugal é significativa (+24 contra +15).

Primeira vitória com assinatura

Pouco mais de um ano após a estreia na Seleção Nacional (a 1 de setembro de 2016, contra Gibraltar), André Silva contribuiu pela primeira vez com o golo que decidiu um jogo e, no caso, garantiu os três pontos a Portugal. O avançado do Milan, de 21 anos, apresenta números de respeito nestes últimos 12 meses, tendo feito 9 golos em 15 internacionalizações, a uma média superior a meio golo por partida. André já tinha marcado à Hungria , na vitória por 3-0, no Estádio da Luz, em março. De resto, faturou contra Andorra, Ilhas Faroé (hat trick), Chipre, Letónia e Nova Zelândia.

Por Vítor Almeida Gonçalves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Mundial 2018 - Europa

Notícias