_

Ex-primeiro ministro espanhol gera revolta ao dizer que França joga "sem franceses": «Um pateta pós-franquista corrupto»

Mariano Rajoy no centro da polémica
• Foto: Mariline Alves

O duelo entre França e Espanha nas meias-finais do Mundial'2026 já começou a aquecer fora do campo. Tudo por conta de uma coluna de opinião de Mariano Rajoy no jornal 'El Debate', dedicada ao Campeonato do Mundo. Na última edição, com o título "Hoje Chegou a Desforra", o ex-primeiro ministro de Espanha analisou a vitória da roja frente à Bélgica e antecipou o encontro com os rivais gauleses.

Ora, o antigo líder do PP gerou polémica porque, entre as várias considerações sobre o próximo adversário espanhol, afirmou que França tem um plantel de "altíssimo nível", mas "sem franceses".

PUB

"Sem entrar em detalhes, não podemos esquecer que França foi duas vezes campeã do Mundo e foi à final da última edição. Ganhou todos os jogos que fez neste Mundial e ocupa o primeiro lugar do ranking FIFA. Além disso, tem um plantel de altíssimo nível. Isso sim, sem franceses. E está a jogar a muito bem. Vão ser um adversário formidável", escreveu o chefe do governo espanhol entre 2011 e 2018.

Estas declarações, como seria de esperar, não foram bem recebidas em França, com Laurent Nuñez, ministro do Interior, a dar voz à indignação no país.

PUB

"Se esta declaração é exata, é absolutamente inaceitável. Não reflete em absoluto o que é a França. Creio que ainda há um longo caminho a percorrer para vivermos todos juntos em união. A França é uma república em que todos têm lugar, seja qual a sua origem, crenças ou religião, desde que respeitem as regras comuns da república", frisou o ministro, em entrevista à televisão BMF TV.

Refira-se que a frase de Mariano Rajoy está longe de ser verdadeira. Isto porque, dos 26 convocados por Didier Deschamps, apenas três jogadores não nasceram em território francês: Michael Olise (Inglaterra), Marcus Thuram (Itália) e Brice Samba (República Democrática do Congo).

Entretanto, também em Espanha houve críticas a Rajoy. Óscar Puente, ministro dos Transportes, atacou o antigo governante, num publicação inflamada no X.

"Alguma pessoa incauta acreditou em tempos que este pateta corrupto pós-franquista, a quem o poder judicial deste país salvou da prisão por uma porta lateral, era um tipo moderado", escreveu Puente.

PUB

Por André Teixeira
18
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB