Cabo Verde falhou esta quarta-feira a primeira de duas oportunidades para selar desde logo um apuramento histórico para um Campeonato do Mundo de futebol. Os cabo-verdianos, que hoje estiveram a perder por 3-1 com a Líbia, empataram a três golos (3-3), mas o encontro ficou marcado por dois momentos inexplicáveis.
Comecemos pelo lance que origina o segundo golo de Cabo Verde. Lopes Cabral, lateral do Estrela da Amadora, estreou-se esta quarta-feira a marcar em jogos oficiais pela seleção cabo-verdiana, mas bem pode agradecer a Murad Al Wuheeshi pela 'ajuda'. O defesa, que entrou em campo aos 64 minutos, fez aos 72' um passe longo para o ataque, na tentativa de encontrar a referência Dailon Livramento. O passe acabou por não chegar a nenhum companheiro de seleção, mas foi na direção da baliza e do guardião libiano que, na tentativa de agarrar a bola, deixou esta passar por entre as pernas e entrar de forma totalmente caricata na sua baliza. Estava feito assim o 3-2 no marcador, que dava ainda mais alento a Cabo Verde.
Motivados pela história que podia ser já hoje feita, os cabo-verdianos conseguiram chegar ao 3-3 e até poderiam ter vencido o encontro, não fosse um enorme erro da equipa de arbitragem. Ao minuto 90'+7 - o último do jogo -, Cabo Verde seguia numa situação de 4 para 1 que conseguiu converter em golo. Contudo, o lance que daria o 3-4 final - e o tão desejado apuramento histórico - acabaria por ser mal anulado por suposto fora de jogo, como é possível ver através das imagens da transmissão televisiva do encontro.
O lance caricato que originou o 2.º golo de Cabo Verde:
O inexplicável fora de jogo assinalado a Cabo Verde no último minuto do jogo:
Scaloni vai apostar em novos rostos nas próximas partidas
Dorival Júnior e os adjuntos vão assistir a jogos e treinos em quatro países
Avançado terá na altura 34 anos
Técnico mexicano de 56 anos confirmado como líder da formação