O selecionador cabo-verdiano, Bubista, antecipou esta sexta-feira um Grupo H "bastante difícil", mas manifestou-se contente por ter "dois campeões do mundo, Espanha e Uruguai" como adversários na primeira presença dos tubarões azuis num Mundial.
"A Arábia Saudita também é um adversário difícil, tem feito um investimento grande no futebol e ganharam à Argentina [campeão em título] no último Mundial. Nós temos fé, fazemos o nosso trabalho, com união e obviamente estamos a preparar a nossa campanha para representar da melhor maneira possível o nosso país", referiu o técnico.
Numa reação publicada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol na Internet, depois de assistir ao sorteio da competição, Bubista pediu "confiança" a todo o "povo cabo-verdiano espalhado pelo mundo", lembrando que os 'tubarões azuis' também não eram "favoritos na qualificação" africana, em que ultrapassaram Camarões.
"Tudo o que fazemos é na base de trabalho e confiança (...). Mãos à obra para todos os cabo-verdianos ficarem satisfeitos", concluiu, em Washington.
A seleção cabo-verdiana vai disputar o seu primeiro jogo com a Espanha, no dia 15 de junho, enfrenta na segunda jornada o Uruguai, em 21 de junho, e fecha a fase de grupos frente à Arábia Saudita, em 26 de junho.
Os locais e horários dos jogos apenas serão conhecidos no sábado, informou a FIFA.
O Mundial'2026, que começa no dia 11 de junho e termina em 19 de julho, vai contar pela primeira vez com 48 seleções, apurando-se para a fase a eliminar os dois primeiros de cada um dos 12 grupos, bem como os oito melhores terceiros.
Cabo Verde assegurou a primeira presença da sua história numa fase final do Campeonato do Mundo depois de vencer o Grupo D da qualificação africana.
Os 'tubarões azuis' são um dos quatro estreantes com lugar já assegurado, tal como Curaçau, Jordânia e Uzbequistão, este último adversário de Portugal no Grupo K.
Por LusaSeleção Nacional vai defrontar a Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do playoff intercontinental no Grupo K
Seleção Nacional vai estrear-se no Mundial'2026 a 17 de junho
Bubista pediu "confiança" a todo o "povo cabo-verdiano espalhado pelo mundo"
Néstor Lorenzo afasta facilicidades no Grupo K
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Clube da primeira divisão do futebol do México
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record