A troca de um defesa e a chamada de menos dois avançados marcam a convocatória da seleção de Cabo Verde para os dois últimos jogos de qualificação, que podem garantir uma inédita presença no Mundial'2026.
Na lista de convocados divulgada hoje pelo selecionador Pedro Brito 'Bubista' para os jogos com a Líbia e Essuatíni, figuram seis jogadores que alinham em Portugal.
Em relação à convocatória anterior, na defesa, Ianique Tavares (Torrense) assume o lugar de David Moreira (Sporting) e há seis avançados em vez de oito, saindo Alessio da Cruz, dos brasileiros do Athletic MG, e Jovane Cabral, do Estrela da Amadora.
A seleção de Cabo Verde lidera o Grupo D da zona africana de qualificação, com 19 pontos, mais quatro do que os Camarões, segundos classificados.
O triunfo sobre os líbios, que ainda estão envolvidos na luta pela qualificação, assegura aos 'tubarões azuis' a primeira presença no Campeonato do Mundo, mas mesmo o empate será suficiente, desde que os Camarões não ganhem no mesmo dia nas Maurícias, na penúltima jornada do Grupo D africano de apuramento.
Nas duas jornadas que faltam, Cabo Verde começa por visita a Líbia na quarta-feira, 08 de outubro, e na 10.ª e última jornada recebe em casa, em 13 de outubro, a equipa de Essuatíni, 'lanterna vermelha' do grupo.
Lista de convocados:
- Guarda-redes: Bruno Varela (Al-Hazm, Ara), Josimar Dias 'Vozinha' (Desportivo Chaves) e Márcio da Rosa (Montana, Bul).
- Defesas: Edilson Borges (Al Bataeh, EAU), Ianique Tavares (Torrense), Kelvin Pires (SJK, Fin), João Paulo Fernandes (FC Otelul, Rom), Roberto Lopes (Shamrock Rovers, Irl), Sidny Cabral (Estrela da Amadora), Steven Moreira (Columbus Crew, EUA) e Wagner Pina (Trabzonspor, Tur).
- Médios: Aílson Tavares (Beitar Jerusalém, Isr), Deroy Duarte (Ludogorets, Bul), Jair Semedo (Farense), Heriberto Tavares (Maccabi Netanya, Isr), Jamiro Monteiro, (Zwolle, Hol), Laros Duarte (Puskás FC, Bul), Kevin Pina (Krasnodar, Rus) e Telmo Arcanjo (Vitória de Guimarães).
- Avançados: Dailon Livramento (Casa Pia), Garry Rodrigues (Limassol, Chp), Hélio Varela (Gent, Bel), Nuno da Costa (Basaksehir, Tur), Ryan Mendes (Kocaelispor, Tur) e Willy Semedo (Omonia, Chp)
Congoleses acusados de fintar as regras da lei local
Cada federação será responsável pela definição de critérios e distribuição destes mesmos ingressos
País mais pequeno em competição vai jogar com a Alemanha, enquanto que a seleção inglesa defrontará a Croácia
Autoridades desconfiam do enriquecimento repentino de Claudio Tapia
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão