Em causa recintos da Real Sociedad e do Celta de Vigo
O jornal 'El Mundo' revela esta segunda-feira que a federação espanhola "manipulou as pontuações" dos estádios para deixar o recinto do Celta de Vigo fora do Mundial de 2030 e privilegiar o da Real Sociedad.
Segundo o jornal, numa primeira reunião de trabalho com membros da candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos, em junho do ano passado, foi mostrado um Excel com os 11 estádios espanhóis eleitos e o Estádio Municipal Balaídos, do Celta de Vigo, estava em 11.º, com 10.2004 pontos. O Anoeta Reale Arena, da Real Sociedad era 12.º, com 10.1226.
Mas, segundo o mesmo jornal, que teve acesso aos documentos, apenas 48 horas depois a equipa que fez a avaliação dos recintos 'retocou' o Excel e alterou a pontuação, ou seja, o recinto da Real Sociedad passou para o 11.º lugar, com 10.6026 pontos, e o do Celta para 12.º, com os mesmo 10.2004, ficando automaticamente de fora.
O presidente da câmara de Vigo exigiu que a federação espanhola torne públicos os critérios e que explique por que motivo a sua cidade foi excluída. "A única coisa que peço é que nos expliquem que dados usaram para descartar Vigo, que se torne tudo público", considerou Abel Caballero.
O presidente da federação, Rafael Louzán, explicou que a não publicação dos dados "foi uma decisão técnica" e que a federação não é "uma administração pública que esteja obrigada a revelar estes dados."
Recorde-se que os recintos escolhidos em Espanha foram Anoeta (Real Sociedad), Camp Nou (Barcelona), Gran Canaria (Las Palmas), La Cartuja (Sevilha), La Rosaleda (Málaga), Metropolitano (Atlético Madrid), Nueva Romareda (Saragoça), Cornellá-El Prat (Espanyol), Riazor (Deportivo da Corunha), San Mamés (Athletic Bilbao) e Santiago Bernabéu (Real Madrid).
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher