Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Primeiro-ministro considera que será "um momento muito positivo" para o país
Seguir Autor:
O primeiro-ministro saudou esta quarta-feira a atribuição da organização do Mundial'2030 a Portugal, Espanha e Marrocos, considerando que será "um momento muito positivo" para o país.
No debate quinzenal na Assembleia da República, Luís Montenegro fez questão de aproveitar o último minuto do tempo que tinha para responder ao PSD para saudar o anúncio feito pela FIFA um pouco antes.
Relacionadas
"Portugal, conjuntamente com a Espanha e Marrocos, acabou de receber das instâncias internacionais do futebol a incumbência de realizar o Campeonato do Mundo de 2030 e eu quero aqui, em nome do Governo, dizer que é um momento muito positivo, é um momento que vai mobilizar muitos recursos, muita da nossa capacidade de organização de eventos, de promoção do país e que vai também ter o retorno económico", afirmou.
O primeiro-ministro deixou ainda uma homenagem pública a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, considerando que o seu desempenho e da sua equipa "foi determinante nos últimos anos para assegurar num contexto internacional a credibilidade" de Portugal "também na organização de grandes eventos".
"Estou convencido que será um grande momento da afirmação dos nossos valores e da nossa paixão nesta área concreta", disse, numa saudação a que a bancada do PSD se associou.
Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial2030 de futebol, oficializou hoje a FIFA, depois de ter votado a candidatura única durante o seu congresso extraordinário, realizado em Zurique.
Candidata única, a proposta de Portugal, Espanha e Marrocos, denominada 'Yalla Vamos!', prevê que o grosso do torneio seja disputado nestes três países, enquanto outros três jogos da fase final vão decorrer na Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
Os três estádios portugueses que irão acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, sendo que o recinto do Benfica -- o único dos três com capacidade mínima de 60.000 lugares -- vai acolher uma das meias-finais da competição.
Portugal estreia-se na organização de Mundiais, após já ter recebido o Europeu de 2004, a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982 e Marrocos acolheu unicamente a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988, condição que irá repetir em 2025.
Na ocasião, foi ainda confirmada a atribuição do Mundial de 2034 à Arábia Saudita.
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher