À atenção dos clubes portugueses: como estão os potes para as provas europeias

FC Porto, Benfica, Sp. Braga, Sporting e Rio Ave olham já para possíveis adversários

Com o fim dos campeonatos nacionais, os emparelhamentos para a Liga dos Campeões e Liga Europa de 2020/21 começam a ganhar forma. Embora as edições de 19/20 ainda não tenham terminado - e isso tem influência nas vagas para a temporada seguinte, já que os vencedores das duas provas têm lugar na Liga Milionária -, já é possível adiantar alguns cenários. Vejamos, então, o que FC Porto, Benfica, Sp. Braga, Sporting e Rio Ave têm pela frente, pelo menos para já, pois os potes podem mudar.

- Liga dos Campeões

Fase de grupos

Pote 1 - Real Madrid, Liverpool, Juventus, Bayern Munique, Paris SG e Zenit
Pote 2 - Atlético Madrid, Barcelona, Manchester City, Manchester United, Sevilha, Borussia Dortmund, Chelsea e Shakhtar Donetsk
Pote 3 - FC PORTO, Leipzig e Lazio
Pote 4 - Lokomotiv Moscovo, Atalanta, Inter, Marselha, Club Brugge, Borussia Monchengladbach e Basaksehir

O FC Porto está, neste momento, no pote 3 mas pode saltar para até... o pote 1. Como? Se a atual edição for ganha por Real Madrid, Bayern Munique, Paris Saint-Germain ou Juventus. Isto porque, segundo as normas da UEFA, se o vencedor da Liga dos Campeões ou da Liga Europa já estiver no Pote 1 por ter sido campeão nacional no respetivo país (algo que esta época só pode suceder na Champions), essa vaga passará para o país que se segue no ranking, o 7º melhor cotado, que neste caso é Portugal. Quanto a uma eventual subida ao pote 2, pode acontecer se o vencedor destas duas competições for, precisamente, uma equipa desse pote. Portanto, o FC Porto só ficará no pote 3 se a Champions for ganha por Atalanta, Leipzig ou Lyon, formações que estão no mesmo ou num pote inferior.

3.ª pré-eliminatória (caminho das ligas)

Cabeças-de-série: BENFICA, Dínamo Kiev, Gent e Krasnodar

Não cabeças-de-série: Rennes

Nesta altura, a única certeza é que Rennes será sempre não cabeça-de-série, logo um possível adversário do Benfica (ao contrário de Dínamo Kiev e Gent, garantidamente cabeças-de-série). Quanto ao Krasnodar, depende do Besiktas. Se os turcos vencerem a sua eliminatória e se apurarem para a 3.ª pré, fecharão automaticamente o lote de quatro cabeças de série (com Benfica, Dínamo e Gent) e atirarão os russos para o outro lote. Viktoria Plzen, Rapid Viena, PAOK, AZ Alkmaar ou Lokomotiva são outros possíveis adversários do Benfica mas ainda vão disputar a 2.ª pré-eliminatória.

- Liga Europa

Fase de grupos

Arsenal, Roma, Nápoles, Bayer Leverkusen, Villarreal, CSKA Moscovo e SP. BRAGA (pote 1), Leicester, Real Sociedad, Feyenoord, Hoffenheim, Zorya, Nice, Lille, Antuérpia, Sivasspor e Wolfsberger

Para já o Sp. Braga está no pote 1 mas tudo dependerá das equipas que possam cair da 3.ª pré e playoff da Liga dos Campeões. Nesse lote, há formações com coeficiente superior ao dos minhotos, que podem mudar a constituição deste pote.

3.ª pré-eliminatória

Cabeças-de-série: SPORTING, PSV, Sparta Praga, AEK Atenas, LASK Linz e Rostov

Não cabeças-de-série: Rijeka, Charleroi, Desna Chernihiv, Alanyaspor, Sonderjyske e St. Gallen 

O Sporting tem a garantia que será sempre cabeça de série nesta fase e, em caso de apuramento, no playoff. Quanto aos possíveis adversários, para já existem seis mas a lista está ainda muito incompleta, pois faltam disputar eliminatórias prévias.

2.ª pré-eliminatória

Cabeças-de-série: Tottenham, Basileia, Copenhaga, Wolfsburgo, BATE Borisov, Galatasaray, Granada, Milan, Rangers, Reims, RIO AVE, Dínamo Moscovo, Slovan Liberec, Hajduk Split, Willem II, Jablonec, Kolos Kovalivka e TSV Hartberg

Não cabeças-de-série: Anorthosis Famagusta, Aris Salónica,  OFI Heraklion, Vojvodina, Osijek, Gotemburgo, Viking Stavanger e Kaysar Kyzylorda

Os vilacondenses também serão cabeças-de-série mas, em caso de passagem, deverão deixar de ter esse estatuto na fase seguinte.

(notícia corrigida às 22h16)

Por João Socorro Viegas
6
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.