Agência Britânica de Investigações de Acidentes Áereos já fez um primeiro relatório
O departamento de investigação britânico de acidentes aéreos (AAIB) esclareceu esta segunda-feira que o avião em que morreu o futebolista argentino Emiliano Sala, após despenhar-se no Canal da Mancha, não estava autorizado a operar voos comerciais.
A aeronave, registada nos Estados Unidos, "não podia ser utilizada para voos comerciais sem autorização da FAA e da CAA", as autoridades de regulação da aviação civil nos Estados Unidos e no Reino Unido, respetivamente, "não havendo qualquer prova de que essa autorização tivesse sido pedida ou concedida", escreveram os investigadores no relatório que apresentaram sobre o acidente.
Relacionadas
Os investigadores indicam que David Ibbotson tinha uma licença de piloto emitida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação, mas essa licença não pressupõe necessariamente uma autorização para voar à noite, e a AAIB diz desconhecer se o piloto possuía ou não tal autorização.
"Estima-se que a licença e o registo do piloto se perderam com a queda da aeronave", escreveram os investigadores, sendo que o aparelho foi localizado, mas não recuperado, permanecendo a 67 metros de profundidade.
Os vídeos feitos por um robô no fundo do mar mostram a aeronave "severamente danificada", partida em três partes "mantidas apenas ligadas por cabos elétricos e cabos de controlo da aeronave".
O jogador de 28 anos faleceu no passado dia 21 de janeiro, quando o avião em que viajava caiu no Canal da Mancha.
O corpo do futebolista foi encontrado dentro da avioneta, a norte da ilha de Guernsey, em 3 de fevereiro, sendo identificado quatro dias depois.
De momento, não há informação sobre o paradeiro de David Ibbotson, que pilotava o aparelho.
Sala tinha assinado contrato com o Cardiff City, por quem não chegou a ser apresentado, depois de ter marcado 12 golos em 19 jogos na Liga francesa de 2018/19, ao serviço do Nantes.
Sala tinha-se transferido do Nantes para o Cardiff e viajava sobre o canal da Mancha, à noite, quando a aeronave se despenhou. Os destroços foram encontrados a 60 metros de profundidade.
As declarações do treinador do Manchester United depois do empate frente ao Bournemouth (4-4)
Wesley França marcou único golo do jogo aos 61 minutos
Visitantes ficaram à beira do golo nos descontos, com o guarda-redes Lammens a 'salvar' os red devils da derrota; Bruno Fernandes marcou um golaço de livre direto
Internacional português restabeleceu o empate aos 77 minutos
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'