Bélgica: Suspeitas de fraude levam 22 a tribunal

Dois árbitros já foram suspensos e jogos da segunda liga estão cancelados

• Foto: Luís Manuel Neves

Um total de 22 pessoas ficaram detidas, entre as 28 interrogadas, e vão ter de se apresentar hoje a tribunal, na sequência de uma vasta operação de investigação que envolve suspeita de resultados combinados, fraude e lavagem de dinheiro. O juiz encarregado do processo emitiu também mandados internacionais para a detenção de duas pessoas suspeitas, que foram interrogadas em outros países.

Entre os suspeitos, constam árbitros, dirigentes e agentes. Segundo o jornal belga ‘DH’, a operação dividiu-se em três partes, sendo que uma delas diz respeito à manipulação de resultados na época passada, com o objetivo de salvar o Mechelen da descida. O clube lutava com o Eupen pela manutenção, sendo os jogos investigados o Mechelen-Beveren (2-0, 30ª e última jornada) e o Antuérpia-Eupen (2-0, 29ª jornada), partida em que, pela equipa da casa, participou o lateral português Aurélio Buta.

"Não estou muito por dentro desse assunto. Nesse jogo, não reparei em nada de anormal", comentou o jogador formado no Benfica a Record. Certo é que o Mechelen acabou por ser despromovido, apesar dos resultados que o beneficiavam.

Nas outras partes da operação, os investigadores seguiram as atividades dos agentes Dejan Veljkovic e Moji Bayat, os maiores protagonistas do ‘furacão’ que atormentou o futebol belga. Ambos receberiam comissões ocultas a troco do fornecimento de jogadores, criando redes com diversos clubes.

Por outro lado, Iván Leko, treinador do Club Brugge, tinha sido um dos detidos, mas foi libertado, segundo o ‘DH’, ponderando apresentar queixa por danos causados à sua imagem.

De resto, na sequência da operação, dois árbitros foram suspensos (Bart Vertenten e Sebastien Delferière) e a Liga belga, com consentimento da Federação, cancelou os jogos da 2ª divisão, que teriam lugar este fim-de-semana.

Por Rafael Soares
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.