Empréstimos gratuitos e garantia de permanência nas próximas três épocas
A maioria dos principais clubes brasileiros uniram-se e publicaram mesmo um comunicado oficial em conjunto para, além de manifestar pesar pela tragédia que vitimou a delegação da Chapecoense na Colômbia, oferecer ajuda ao clube. E uma das ideias defendidas é pedir à CBF que a equipa de Santa Catarina fique livre da descida de divisão nas próximas três temporadas, mesmo que fique nos últimos quatro lugares da classificação do Brasileirão.
"Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense. Neste sentido, os clubes anunciam medidas solidárias à Chapecoense, que consistirão, entre outras, em: empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita à despromoção à Série B do Campeonato Brasileiro nas próximas três temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16.º colocado seria despromovido", pode ler-se na referida nota.
Relacionadas
Estas medidas aliam-se aos "mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade". "Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje", acrescenta o comunicado.
Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo são alguns dos clubes que publicaram o referido comunicado nas suas páginas, mas há a expectativa de que outros clubes também venham a aderir ao movimento, como o Grémio.
Paralelamente a isso, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) planeia incluir a Chapecoense na Taça Libertadores e na Recopa de 2017.
Internacional dinamarquês estava sem clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Jogador português tem vindo a conquistar os adeptos do tricolor paulista e é hoje titular indiscutível da equipa
Ex-avançado do Benfica teve os presentes por intermédio do capitão dos encarnados
Clube italiano já lamentou a morte
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos