Argentino eleito o melhor pela sexta vez na carreira, superando Ronaldo e Van Dijk
Lionel Messi foi eleito o melhor do Mundo pela sexta vez - um feito inédito na história do futebol - depois de conquistar o FIFA The Best, onde superou a concorrência de Cristiano Ronaldo (ausente da gala e novamente presente no onze ideal) e Van Dijk.
O Liverpool foi também um dos vencedores da noite, com os prémios de melhor treinador (Jürgen Klopp) e melhor guarda-redes (Alisson).
Relacionadas
Como foi o acompanhamento em direto:
21h05 - Megan Rapinoe (EUA) distinguida como a melhor futebolista do Mundo pela FIFA! "Obrigada às minhas colegas que aturam as minhas m...", disse, sorridente, abordando também a questão do racismo.
20h57 - Lionel Messi eleito o melhor futebolista do Mundo! "É uma noite extraordinária para mim", disse o craque do Barcelona após receber o galardão. Superou Cristiano Ronaldo e Virgil van Dijk.
4 anos depois, Messi é eleito o Melhor Jogador do Mundo. É a 6.ª vez que ganha esta distinção (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019) pic.twitter.com/7Qnwq0GAPS
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 23, 2019
20h56 - "Ontem vimos mais um episódio de racismo no futebol italiano. Isto tem de acabar", disse Gianni Infantino antes da entrega dos prémios de melhor do Mundo.
20h51 - Eis o melhor onze de futebol masculino: Alisson; Sergio Ramos, De Ligt, Van Dijk e Marcelo; Modric, De Jong e Hazard; Mbappé, Messi e Ronaldo. Recorde-se que CR7 está ausente da gala.
20h45 - Depois de entregar o prémio a Jill Ellis, a apresentadora pediu a José Mourinho para continuar em palco e questionou-o: quem seria o treinador ideal para comandar a melhor equipa masculina do ano num campeonato interplanetário? "Teria se ser um treinador sem emprego, pois a FIFA não permite que alguém treine duas equipas ao mesmo tempo. Eu, Capello, Zenga", disse, levantando sorrisos na bancada.
20h40 - José Mourinho entrega a Jill Ellis (EUA) o prémio de melhor treinador de futebol feminino.
Alisson sucede a Courtois como Melhor Guarda-Redes do Mundo pic.twitter.com/f5MAZd6dSQ
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 23, 2019
20h34 - Alisson (Liverpool) eleito o melhor guarda-redes! Depois de Jürgen Klopp, mais um galardão para os reds. "Um prazer receber este prémio, estou sem palavras. Obrigado Deus por me abençoar com estra honra", disse o brasileiro.
20h28 - Aí está o primeiro onze ideal de futebol feminino: Sari van Veenendaal (Holanda), Lucy Bronze (Inglaterra), Wendie Renard (França), Nilla Fischer (Suécia), Kelley O'Hara (EUA), Amandine Henry (França), Julie Ertz (EUA), Marta (Brasil) Rose Lavelle (EUA), Megan Rapinoe (EUA) e Alex Morgan (EUA).
20h14 - Marcelo Bielsa e o Leeds United recebem o prémio fair play. O galardão foi atribuído pelo facto de Bielsa ter dito aos seus jogadores para permitirem ao Aston Villa marcar, depois de o Leeds ter alcançado um golo numa altura em que um jogador adversário estava no chão lesionado.
20h08 - A holandesa Sari van Veenendaal é a melhor guarda-redes do Mundo! Atua no Atlético Madrid e já tinha sido eleito a melhor guardiã do recente Mundial de futebol feminino.
20h00 - A brasileira Silvia Grecco conquistou o prémio de melhor adepto. Destacou-se por narrar os jogos para o filho invisual em pleno campo do Palmeiras.
19h51 - Jürgen Klopp (Liverpool) eleito o melhor treinador! O técnico dos reds, que conquistou a Liga dos Campeões, bateu a concorrência de Pep Guardiola (Manchester City) e Mauricio Pochettino (Tottenham). "É pesado (risos), agradeço a muita gente, nomeadamente à minha família. Obrigado ao meu clube fantástico, o Liverpool."
19h47 - Daniel Zsori (Debreceni) conquista o Prémio Puskás, que distingue o melhor golo da temporada 2018/19.
19h38 - Já arrancou a cerimónia, com um espetáculo musical a abrir.
19h12 - De acordo com a 'Chiringuito TV', Cristiano Ronaldo não estará na gala do FIFA The Best.
18h59 - José Mourinho marca presença nesta gala. "A Liga dos Campeões é especial, por isso acho que será Van Dijk a ganhar. Ronaldo e Messi são dois grandes futebolistas mas conquistar a Champions é importante", disse o treinador português.
18h41 - Lionel Messi chegou a Milão com boa parte da sua família e, de acordo com a Marca, este poderá ser um indicador de que o argentino será o vencedor do FIFA The Best.
18h16 - A 'Gazzetta dello Sport' adianta que Cristiano Ronaldo não deverá estar presente na gala.
18h08 - A cerimónia, recorde-se, deverá começar às 19h30. O primeiro galardão a ser atribuído será o Prémio Puskás e o último o que distingue a melhor futebolista do Mundo.
17h49 - Entretanto, já vão chegando os primeiros convidados à passadeira vermelha. Fabio Capello e Gianluca Zambrotta são alguns deles.
16h21 - Marcelo a caminho da Milão, na companhia da mulher.
16h20 - O jornal espanhol 'Marca' revela o onze do ano. Saiba tudo aqui.
15h00 - Ronaldo ainda não confirmou publicamente a presença na cerimónia. Maurizio Sarri deixou no ar a possibilidade de o internacional português ser poupado na partida de amanhã da Juventus com o Brescia, o que deixa antever a presença do internacional português em Milão. Saiba mais aqui sobre a condição física de CR7.
14h38 - Lionel Messi, que se faz acompanhar pela mulher e pelos dois filhos, já chegou a Milão.
Milan
— FC Barcelona (@FCBarcelona) September 23, 2019
@mterstegen1 @dejongfrenkie21 & #Messi
#TheBest pic.twitter.com/ozDdSP4J0t
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Van Dijk disputam hoje, em Milão, o prémio 'The Best'. O avançado da Juventus procura suceder a Luka Modric, vencedor em 2018, e arrecadar pela 6ª vez na carreira o estatuto de melhor jogador do Mundo. Na temporada passada, o capitão da Seleção venceu o campeonato italiano, a Liga das Nações e apontou 28 golos. CR7 está no trio de finalistas pelo oitavo ano consecutivo, mas a sua presença na gala de hoje não é certa, devido ao encontro de amanhã da Juventus no terreno do Brescia.
Go behind the scenes at #TheBestAwards with our IG Story
— #TheBest (@FIFAcom) September 23, 2019
: https://t.co/C3EvWNtrev#TheBest | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/dJeYjsAMjc
Já Messi, outro crónico candidato à vitória, apontou 51 golos em 50 jogos e venceu o campeonato espanhol. O argentino está de regresso ao possível lote de vencedores, depois de ter falhado o trio de finalistas na época passada.
Mas tal como na edição de 2018, a hegemonia de CR7 e Messi está novamente ameaçada e tudo por causa de Van Dijk. O central do Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões na temporada transata e finalista vencido da Liga das Nações, foi recentemente eleito o melhor jogador da europeu pela UEFA e é o principal favorito à vitória.
Entre os candidatos a melhor treinador, contam-se três técnicos que trabalham na Liga inglesa: Pep Guardiola (Manchester City), vencedor em 2011, Jürgen Klopp (Liverpool) e Mauricio Pochettino (Tottenham).
Já o prémio de melhor futebolista feminina, que no ano passado foi entregue à brasileira Marta, recordista de troféus (seis), será disputado entre a inglesa Lucy Bronze e as norte-americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe, fulcrais para que os Estados Unidos vencessem o último Campeonato do Mundo, que decorreu em França.
Em virtude dessa conquista dos Estados Unidos, a selecionadora Jill Ellis está entre as nomeadas para melhor treinador de futebol feminino, juntamente com o antigo internacional inglês Phil Neville, técnico da seleção inglesa, e Sarina Wiegman, vencedora do troféu em 2017 e que levou a Holanda à final do Mundial2019.
Na cerimónia 'The Best', os brasileiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), e o alemão Marc-André ter Stegen (FC Barcelona) disputam o prémio para melhor guarda-redes de 2018/19, enquanto o galardão para melhor golo, denominado 'prémio Puskas', será entregue a Lionel Messi, ao colombiano Juan Quintero ou ao húngaro Daniel Zsóri.
Os prémios para melhor guarda-redes de futebol feminino, 'fair play', melhor adepto, melhor 'onze' masculino e feminino FIFPro fecham as 11 categorias que compõem 'The Best'.
A cerimónia organizada pela FIFA começa às 18h30 horas e decorre no teatro Scalla, em Milão. Abre com a passadeira vermelha, sendo que a gala propriamente dita arranca às 19.30 e termina às 21 horas.
Equipa italiana está em situação difícil
Voltou a Munique no domingo e não teve a melhor receção
Egipto apura-se com uma vitória
Resultados financeiros de 2024/25
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas