Coronavírus: Liga holandesa de 2020/21 poderá começar antes de setembro

Informação adiantada, esta quarta-feira, pelo ministro da Saúde dos Países Baixos

A próxima edição da Liga holandesa de futebol poderá iniciar-se antes de 1 de setembro, desde que "respeitando determinadas condições", devido à pandemia de covid-19, admitiu esta quarta-feira o ministro da Saúde dos Países Baixos.

"Se for possível que se inicie antes [de 01 de setembro] e respeitando determinadas condições, então iremos discutir essa possibilidade", disse Martin van Rijn, em declarações ao canal holandês NOS, depois de se ter reunido, por videochamada, com a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB).

Nesta reunião, o governante pediu à KNVB para "elaborar um plano, para avaliar se é possível ou não" iniciar a Eredivisie em agosto, mesmo tendo em consideração que o governo dos Países Baixos prolongou, no mês passado, a proibição de eventos públicos, incluindo jogos de futebol à porta fechada, até 1 setembro.

Essa medida, anunciada pelo primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, em 21 de abril, levou mesmo ao cancelamento da edição 2019/20 do campeonato holandês e ao encerramento oficial da temporada de futebol no país.

Perante esta decisão, ficou acordado não ser atribuído o título de campeão, além de não se verificarem descidas à Eerst Divisie (segundo escalão) ou subidas à Eredivisie (primeiro).

Ajax e AZ, ambos com 56 pontos, dividiam a liderança da Eredivisie, quando a competição foi suspensa, em março, estavam decorridas 26 jornadas.

Contudo, a formação de Amesterdão tinha vantagem na diferença de golos sobre o conjunto de Alkmaar, o primeiro critério de desempate na competição, pelo que lhe foi concedido o primeiro posto da prova, para efeitos de participação nas competições europeias da próxima época.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da Liga NOS previsto para 04 de junho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0