Cruyff: «Mourinho não é um treinador de futebol»
Na análise do antigo treinador, Pepe não deveria permanecer na mesma posição...
O holandês Johan Cruyff criticou a postura de José Mourinho perante os últimos acontecimentos no clássico espanhol: "Mourinho não é um treinador de futebol, mas de títulos. Não é um técnico de futebol se olharmos para este desporto como um espectáculo para os adeptos, seja no estádio ou em direto".
Cruyff mostrou-se em desacordo com a gestão que José Mourinho fez da sua equipa no clássico deste sábado com o Barcelona, ao colocar em campo sete defesas e ao desviar a concentração no jogo optando por falar em fatores anteriores ao jogo: "Quem joga em casa com sete defesas tem muito medo. O Bernabéu não permite uma gestão deste tipo dos seus treinadores".
O antigo jogador do Barcelona acredita que em casa o Real poderia ter jogado mais ofensivamente, de forma a quebrar a barreira azulgrana: "Mourinho faz com que a equipa jogue com 10 contra 11 do Barça. O Barcelona consegue superar esta forma de jogar, porque o Real insiste em disfarçar-se de equipa menor, jogando atrás, e assim é normal que ocorra outra expulsão na equipa merengue".
Na análise de Cruyff, Pepe não deveria permanecer na mesma posição, porque isso levaria à sua expulsão: "Se o Pepe ficar na mesma posição, com as mesmas funções, será normal que não termine a partida".
Para terminar, o holandês deixou um conselho à equipa de Pep Guardiola para demonstrar o seu valor em campo. "Tenho uma solução simples mas efetiva: há que trocar a bola mais rápido, por muito mal que esteja o piso e jogar de igual forma posicional que contra 11. Nada de recuar a bola, tentar preencher todos os espaços. Desta forma é possível transparecer a superioridade numérica em campo".