FIFA testa medidas revolucionárias: substituições ilimitadas e menos tempo de jogo em cima da mesa

Há ainda novidades em experiência quanto à reposição da bola em jogo

A FIFA está apostada em revolucionar o futebol e encontra-se neste momento a testar várias novidades num torneio de jovens a decorrer na Holanda, o chamado Future of Football Cup, que conta com a presença de PSV, AZ, RB Leipzig e Club Brugge.

Ao todo são cinco novas medidas, que poderão no futuro passar à realidade nos principais campeonatos mundiais. No final deste teste, refira-se, a FIFA avaliará o impacto das medidas testadas e avaliará a possibilidade de fazer alguma chegar ao International Board, de forma a mudar as regras.

Eis as cinco medidas

- dividir o jogo em dois períodos de 30 minutos, havendo paragens do cronómetro a cada interrupção, como sucede no basquetebol ou futsal.

- a possibilidade de fazer substituições ilimitadas;

- realização dos lançamentos de linha lateral com os pés;

- deixa de ser obrigatório passar a bola para um colega tanto nos lançamentos de linha lateral como cantos e pontapés de baliza. Basicamente, os jogadores podem sair a jogar sempre que a bola abandona o terreno de jogo;

- aplicar uma suspensão temporal de 5 minutos sempre que um jogador vir o cartão amarelo, ao jeito do futsal. Se o jogador vir um segundo cartão a regra continua a ser a atual: é expulso.

Inquéritos

Qual destas novas regras deveria ser introduzida?

Record teve oportunidade de ver algumas das medidas em teste na transmissão do encontro entre PSV e Club Brugge, disputado na quinta-feira, e a verdade é que no espaço de um minuto foi possível ver-se todas as novidades em 'ação'.

Tudo sucedeu aos 20' dessa partida (clicar no link acima para ver a jogada): na sequência de um lançamento lateral com os pés, há um penálti para PSV, o guarda-redes vê o cartão amarelo e é colocado de 'castigo' fora do campo (sentado numa cadeira), dando lugar à entrada do guarda-redes suplente.

Momentos depois, o jogo recomeça e rapidamente se observa todas as outras novidades em ação, nomeadamente a que diz respeito ao sair a jogar sem passar a bola tanto em cantos ou pontapés de baliza...

Por Record
59
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.