François Hollande diz que organizações têm que ser incontestáveis

"Há uma ética nas atribuições de competições e é isso que está a ser questionado", referiu Hollande relativamente ao escândalo de corrupção na FIFA...

François Hollande diz que organizações têm que ser incontestáveis
François Hollande diz que organizações têm que ser incontestáveis • Foto: EPA

O presidente francês, François Hollande, apelou esta quinta-feira à ética desportiva, dentro e fora dos estádios, para garantir "uma limpeza incontestável" dentro das organizações que atribuem grandes competições desportivas.

"Considero que a ética desportiva não se refere apenas ao que se passa no relvado. Há uma ética nas atribuições de competições e é isso que está a ser questionado", referiu Hollande quando questionado em relação ao escândalo de corrupção na FIFA.

Sem mencioná-lo explicitamente, o chefe de Estado francês fez referência aos Jogos Olímpicos de 2024, organização que Paris pretende receber. Além disso, França será a anfitriã do Europeu de futebol de 2016 e do Mundial de futebol feminino de 2019.

"Somos candidatos a grandes competições. Tenho confiança nas instituições que vão tomar essas decisões, que devem esclarecer o que se passou nos anos anteriores e a justiça verificar o que aconteceu", justificou o governante francês, reiterando a ideia de que as organizações têm de ser "incontestáveis".

As reações surgem depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de conspiração e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas