Futebol grego pode ser banido das provas internacionais

Decisão do Governo de suspender a Taça pode levar a duras penalizações

• Foto: Reuters

As equipas e a seleção de futebol da Grécia podem ser banidas das competições internacionais se for mantida a suspensão da Taça, decretada pelo governo, alegando "riscos de violência".

"Discutimos a decisão do ministro do Desporto de suspender a Taça da Grécia. Para nós, essa decisão é inaceitável", vincou o representante da FIFA, o cipriota Kostakis Koutsokoumnis, após reunião com o governo e federação da Grécia e a UEFA. O ministro do desporto, Stavros Kontonis, decidiu suspender a Taça, que vai nas meias-finais, receando violência, mas a FIFA e UEFA recusam o argumento, considerando que o mesmo é válido para as outras competições internas. "Se há risco de violência, não apontemos apenas a Taça da Grécia", insistiu o membro da comitiva da FIFA, que surgiu medidas como o uso de camaras, jogos em campos neutros ou mesmo desafios com árbitros estrangeiros.

A meia-final que opôs o PAOK e o Olympiakos, cuja equipa é treinada pelo português Marco Silva, degenerou em violência entre adeptos e o governo tomou a medida drástica que as instâncias internacionais de futebol rejeitam. "Demos um prazo de uma semana ao ministro para mudar a sua decisão, mas receio que tal não vá acontecer", admitiu Koutsokoumnis. O presidente da federação da Grécia, Giorgos Girtzikis, preferiu aguardar por desenvolvimentos antes de comentar.

Fora deste encontro, uns 30 elementos de uma das claques do AEK, a Original 21, divulgavam uma declaração criticando a FIFA e UEFA por nunca terem atuado contra a federação grega.

"Vocês sabem como a federação grega, que vocês lutam para encobrir e proteger, alegando a famosa 'auto regulação', não só não faz nada para defender o futebol, mas protege - e, na verdade, mantém - aqueles que fazem negócios ilegais. Todos estes anos vocês nada fizeram para mudar esta situação", censuraram.

Por Lusa
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.