Guardiola: «Nada se compara ao que Cruyff fez pelo futebol»

Treinador espanhol diz que Messi é o melhor aluno do holandês

A carregar o vídeo ...
Barcelona faz homenagem a Cruyff

O treinador do Bayern Munique, Pep Guardiola, considera ter sido um privilegiado por ter convivido com Johan Cruyff, falecido quinta-feira, vítima de cancro. Para o técnico espanhol, "nada se compara ao que Cruyff fez pelo futebol", dando Messi como o seu melhor aluno. Cruyff dizia que um jogador não precisava correr muito, mas sim preencher os espaços de forma objetiva.

"Messi, por exemplo, é o que menos corre e isso faz dele o melhor aluno de Cruyff. Não há nada que se possa comparar ao que Cruyff fez pelo futebol", disse à emissora catalã RAC1.

"Foi um privilégio poder aproveitar a sua generosidade em partilhar conhecimento. Deu-nos um dicionário para entender o desporto. O Barcelona é mais do que Cruyff, evidentemente, mas foi a sua revolução que nos ensinou como fazer as coisas. Chegou e disse: vamos fazer assim", lembrou Guardiola.

"Não é por acaso que deu origem a tantos treinadores. Cruyff ajudou-nos a entender o futebol. Penso muito no que ele faria. Contra a Juventus, pensei quando estava com a corda na garganta. Era instintivo, e guiava-te a seguir o instinto. Penso muitas vezes: 'o que ele faria?' diante de situações complicadas, e isso é reconfortante."
Chupa-chupas na homenagem a Cruyff

Por Marta Correia Azevedo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.