Holanda encerra época e o caos está instalado: clubes falam em "desgraça" e ameaçam recorrer à UEFA

Temporada acaba sem campeões e lugares europeus estão definidos

• Foto: Instagram

Não há campeões da Eredivisie nem da segunda divisão; AZ Alkmaar e Ajax apuram-se para a Liga dos Campeões; Feyenoord, PSV e Willem II vão à Liga Europa na próxima temporada. A Liga holandesa deu esta sexta-feira a época por terminada, depois de o primeiro ministro do país, Mark Rutte, ter decretado que os jogos serão proibidos até 1 de setembro. Mas a decisão está longe de gerar concenso...

O FC Utrecht, por exemplo, não se conforma com o facto de ter ficado fora da Liga Europa. O clube poderia ter garantido um lugar se ganhasse a Taça da Liga na final que iria disputar frente ao Feyenoord, mas a competição, à semelhança do campeonato, foi cancelada. Por isso pretende queixar-se à UEFA. 

"FC Utrecht não aceita ficar fora de distribuição dos lugares europeus. O FC Utrecht não hesitará em desafiar esta decisão diante de um tribunal de desporto e da UEFA", explicou o clube, em comunicado. "É inaceitável que a taça, cuja final não foi disputada, seja completamente ignorada e não seja tida em em consideração no momento de escolher que clubes têm direito a um bilhete europeu."

Mas se na 1.ª divisão há queixas, na segunda também há quem não tenha ficado propriamente feliz, pois não haverá subidas e descidas. O Cambuur, que liderava a classificação com quatro pontos de vantagem para o segundo e 11 para o terceiro, não vai competir na próxima época na Eredivisie.

O treinador da equipa, Henk de Jong, fala na "maior desgraça da história do desporto holandês". "Tento sempre ver o melhor nas pessoas e nas suas decisões, mas isto é inacreditável. A UEFA pediu decisões justas, mas esta está longe de o ser. Somos líderes desde meados de outubro", recordou, frisando que esta decisão terá "graves implicações desportivas e financeiras".

19
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.