Após vitórias sobre Holanda e França, respetivamente
Inglaterra, detentora do troféu, e Alemanha apuraram-se esta quarta-feira para a final do Campeonato da Europa de sub-21, ao afastarem Holanda (2-1) e França (3-0) nas 'meias', respetivamente, marcando encontro no sábado, em Bratislava.
Na capital da Eslováquia, os ingleses triunfaram com um bis de Harvey Elliott (63 e 86 minutos), por entre um golo do suplente Noah Ohio (72') a favor dos holandeses, que tinham afastado na fase anterior Portugal (1-0), finalista vencido em 1994, 2015 e 2021.
A Holanda falharam o regresso ao embate decisivo, após os êxitos em 2006, na única edição realizada em Portugal, e em 2007, como anfitriões, enquanto a Inglaterra, vencedora em 1982, 1984 e 2023, vai discutir o cetro pela quarta vez, e segunda com o irlandês Lee Carsley, selecionador interino do conjunto sénior dos três leões em 2024.
A única derrota inglesa em finais do principal torneio europeu de seleções de sub-21 foi imposta em 2009 pela Alemanha, campeã também em 2017 e 2021 - frente a Portugal -, que selou a sexta presença na decisão com um triunfo sobre a França (2-0), em Kosice.
Os gauleses, campeões em 1988 e adversários da equipa das 'quinas' na primeira fase, foram derrotados com golos de Nelson Weiper (8'), Nick Woltemade (14), líder dos melhores marcadores da prova, com seis golos, e do suplente Brajan Gruda (90'+3).
O defesa central Bright Arrey-Mbi, do Sp. Braga, foi totalista pela Alemanha, que impossibilitou a terceira final da França, após 1988 e 2002, e vai decidir a 25.ª edição do Europeu de sub-21 com a Inglaterra no sábado, no Estádio Tehelné pole, em Bratislava.
Os dois finalistas já se cruzaram na terceira e última jornada do Grupo B, com vitória da mannschaft por 2-1, e tentarão destacar-se no pódio do palmarés da principal prova de seleção de 'esperanças', encimado por Espanha e Itália, ambos com cinco troféus cada.
Campeonato arranca no final de janeiro
País mais pequeno em competição vai jogar com a Alemanha, enquanto que a seleção inglesa defrontará a Croácia
Irmão mais velho do jovem foi a Old Trafford ver o jogo do Manchester United com o Bournemouth
TyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'