Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Seguir Autor:
Rapidamente quebrou as barreiras do TikTok e veio para a ‘vida real’. Difícil de entender como, mas a verdade é que tornou-se viral em todo o mundo. É uma febre entre os mais jovens e já chegou ao futebol profissional. Afinal, o que é isto do 6-7?
Terá sido Griezmann quem estreou o meme nos relvados. Em novembro, depois de marcar frente ao Sevilha, aos 90 minutos, celebrou com o gesto viral. Explicou numa entrevista rápida que foi uma referência ao filho, que lhe mostrou o fenómeno: “Na escola dele estão sempre a falar disso e em casa ele faz o gesto a toda a hora. No outro dia estava a aquecer e vi-o nas bancadas, por isso quando marquei também o fiz.” Não foi uma vez sem exemplo. Nos jogos seguintes, ao marcar, Griezmann repetiu a assinatura característica.
Não foi o único. Outros jogadores também já estão a usar o gesto como celebração. Marcus Thuram, que atua no Inter, fez o ‘meme’ ao marcar logo aos dois minutos nas meias-finais da Supercoppa de Itália frente à Bolonha (que iria, no entanto, ganhar nos penáltis).
Mais recentemente, o fenómeno chegou à Premier League. Na última jornada, Casemiro abriu o marcador na vitória do Manchester United frente ao Fulham (3-2). Rematou para o fundo da baliza, apontou para as bancadas de Old Trafford, onde estava o filho, e fez o icónico ‘six seven’ com um sorriso no rosto.
Fora dos relvados também já se viu. No sorteio da Taça de Inglaterra, Michail Antonio não resistiu aos pensamentos intrusivos quando viu o número que tinha sido sorteado...
No entanto, engana-se quem acha que estamos a falar do número sessenta e sete. Na verdade, o meme refere-se aos números seis e sete em separado. É tão simples que na verdade se tornou difícil de explicar a alguém que não está cronicamente online. Espalhou-se pelo mundo e é um símbolo das redes sociais (e não só, como já percebemos).
A origem do ‘six seven’
A expressão significava originalmente ‘Six feet seven’, que no sistema de medidas britânico corresponde a cerca de dois metros. O rapper Skrilla utilizou-a na música ‘Doot Doot’ e a letra viralizou rapidamente no TikTok associada à altura do basquetebolista de dois metros Lamello Ball. Com o intuito de alcançar também grandes números na rede social, vários jogadores começaram a dizer a expressão deliberadamente. Um deles foi o basquetebolista universitário Taylen Kinney, o primeiro a acrescentar o gesto com as mãos que viria a tornar-se parte significativa do ‘meme’.
De resto, não há grande explicação para as proporções que atingiu. A prova disso é que o ‘six seven’ se tornou muito popular entre as crianças, que provavelmente ainda não conseguem associar a letra inglesa da música ao basquetebol, quanto mais entender as unidades de medida usadas nos Estados Unidos.
João Seixas, editor executivo do Record, está habituado a acompanhar os fenómenos virais nas redes sociais e explica-nos como tudo isto escalou.
“Por vezes temos dificuldade em lidar com alguns destes fenómenos virais, porque estamos sempre à espera de uma motivação especial ou uma explicação fantástica para alguns ‘memes’ ou conteúdos do género. E, na verdade, muitos deles são apenas uma piada sem grande explicação”, iniciou sobre o tema.
“Aqui temos essa realidade completamente escarapachada. O 6-7 começou a propósito de uma música, que fazia referência à altura de um basquetebolista, mas ultrapassou os limites da modalidade, da música e até mesmo dos estados Unidos. Não tem uma motivação, não tem uma ideologia por detrás. É apenas um gesto giro, que provoca sorrisos e que todos os que conhecem não resistem a fazer”, rematou.
Quem sabe… sabe e pode nem saber de onde vem. Não é preciso. Não há nenhuma palavra que possamos associar à intenção destes jogadores, escusamos de tentar interpretar e colocar por palavras. Não chegaríamos a nenhuma conclusão. Vale a pena retirarmos apenas a vontade que têm de sorrir ou de ver os filhos sorrirem, (sem que eles próprios entendam bem o porquê).
Maiorca teria o sim do Benfica e do jogador, mas o técnico impediu saída, adianta a 'Marca'
Treinador dos citizens falou sobre o investimento na equipa nos últimos anos
Clube argentino sonha repatriar o atual craque do Inter Miami
Benfica recebe os checos nesta quarta-feira (15 horas) nos 16-avos de final da Youth League, depois de uma fase de grupos muito positiva
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país