Médio, de 21 anos, representa os holandeses do NEC
Aos 15 anos, Janio Bikel treinava na rua em Lisboa; com 17 foi para a Holanda fazer um teste no Heerenveen conseguido pelo empresário Bruno Meirelles. E por lá ficou. Em 2015 mudou-se para o NEC e, agora, este médio nascido na Guiné-Bissau acredita que está na hora de regressar ao país que o acolheu.
"Gostava de jogar em Portugal e sinto que estou preparado para a 1.ª Liga", atirou Janio Bikel em conversa com Record. Entre as razões, a camisola da Seleção das quinas. "Esta última época no NEC não correu muito bem, já que descemos de divisão. Estou há 5 anos na Holanda, evoluí como jogador e aprendi muitas coisas. A verdade é que não voltei a ser chamado à Seleção, mas acredito que jogar em Portugal pode ajudar", acrescentou o jogador de 21 anos. Janio Bikel é internacional sub-20 e participou no Mundial da categoria há 2 anos.
Normalmente, o percurso de um jogador começa em Portugal e segue para o estrangeiro. Bikel quer o inverso e defende que também é possível ter sucesso desta forma. O modelo a seguir é, nada mais, nada menos, um amigo de há muitos anos. "O Danilo Pereira é um exemplo para mim. Saiu muito novo para fora, esteve em Itália, Grécia, Holanda, como eu... Nem sempre as coisas lhe correram bem mas depois veio para o Marítimo e afirmou-se em Portugal. Agora é titular do FC Porto e está na Seleção Nacional", lembrou Bikel, que tem contrato com o NEC até junho de 2018.
E já que a conversa desviou para Danilo Pereira, Record aproveitou para tentar saber se Bikel costuma pedir conselhos ao amigo, até porque jogam na mesma posição: médio-defensivo. "Isso não, mas costumo falar com ele. Apenas coisas normais da amizade: dou-lhe os parabéns pelo jogo, pergunto-lhe como estão as coisas...", respondeu. Quem sabe se, na próxima época, não se defrontam na 1.ª Liga: isto se Bikel regressar a Portugal e se... Danilo Pereira ficar no FC Porto.
Declarações do treinador do Manchester United na antevisão ao jogo deste sábado com o Chelsea
Estugarda vence por 2-0
Internacional sub-21 por Portugal abriu o marcador aos cinco minutos
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais