Jogador do Independiente del Valle suspenso por falsificar idade: dizia ter 24 anos mas afinal... tem 30!

Alexander Bolaños, que na verdade se chama Jancer Bolaños, foi suspenso por 3 anos

O avançado equatoriano Alexander Bolaños, esta temporada contratado pelo Independiente del Valle ao Técnico Universitario, foi suspenso esta sexta-feira por ter usar uma identidade falsa no seu registo como jogador. Em causa está não só o nome como, mais importante de tudo, a idade com que se registou, já que ao invés dos anunciados 24 anos (dizia ter nascido a 12 de dezembro de 1999), o dianteiro tem, na verdade, 30 anos, pois nasceu efetivamente a 23 de maio de 1994. De acordo com a investigação, também o nome é diferente do real, já que nos registos oficiais estará como Jancer Romario Bolaños Casierra.

Na base desta decisão da Comissão Disciplinar da FEF (Federación Ecuatoriana de Fútbol) está uma denúncia feita em abril por um empresário, que declarou à imprensa que teria até estado na origem do processo que levou à troca de identidade. "Em 2012 levei-o para Portoviejo. Nesse momento não se podia fazer a transferência por causa da idade e então fizemos uma mudança de nome e da data de nascimento. Ele não se chama Alexander, mas sim Romário, é esse o verdadeiro nome. Mudámos tudo na cédula. Está adulterada a data de nascimento também. É mais velho do que os 24 anos. Tive e tenho a cédula original. Em 2016 o tio dele ofereceu-me dinheiro em troca do meu silêncio. Mas desde então nunca me pagaram nada. Se me tivessem pago, eu não teria dito nada", assumiu Genaro Huacón, numa declaração prestada pouco depois da estreia de Bolaños na Libertadores pelo Independiente del Valle.

Ao que tudo indica, o clube equatoriano não deverá ser sancionado pela utilização do jogador, já que o clube não teria forma de saber desta situação, até porque a adulteração da idade sucedeu há mais de 10 anos e o jogador apresentou-se no clube com alegados documentos verdadeiros. De resto, estes documentos tinham sido utilizados ao longo de toda a sua carreira, onde passou por clubes como os chilenos do Colo Colo, Deportes Concepción e Club O'Higgins ou os equatorianos do Barcelona SC. Além deste registo de clubes, Bolaños jogou também nas seleções jovens do Equador, nos Sub-20 e Sub-23.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas