Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
O dinamarquês Jon Dahl Tomasson deixou o comando da seleção sueca, um dia depois da derrota em casa com o Kosovo, por 1-0, na qualificação para o Mundial2026, anunciou hoje a Federação Sueca de Futebol (SvFF).
Em comunicado, a SvFF adianta que a decisão de demitir Tomasson acontece devido aos maus resultados na fase de qualificação europeia para o Mundial2026, na qual ocupa o quarto e último lugar do Grupo B, com apenas um ponto em quatro jogos, já sem hipótese de apuramento direto.
A Suíça lidera a 'poule', com 10 pontos, mais três do que o Kosovo e sete do que a Eslovénia, com a Suécia a estar obrigada, para chegar ao play-off, a vencer os dois próximos encontros, na Suíça (15 de novembro) e em casa com a Eslovénia (18), e esperar que o conjunto kosovar não some mais nenhum ponto.
Relacionada
"Temos um grupo de jogadores em quem acreditamos muito e queremos criar novas oportunidades. Acreditamos que esta equipa pode chegar ao Campeonato do Mundo se houver uma hipótese de chegar ao play-off em março", disse o diretor para o futebol da SvFF, Kim Källstrom.
Jon Dahl Tomasson, de 49 anos, fez a sua estreia na seleção sueca, em março de 2024, num particular perdido para Portugal, por 5-2, garantindo depois a subida à Liga das Nações B, mas a qualificação para o Mundial2026 tem sido penosa, com apenas um empate, em casa da Eslovénia (2-2), na primeira jornada, e derrotas com Kosovo (2-0 fora e 1-0 em casa) e na Suíça (2-0).
CR7 aponta o seu 41.º golo em qualificações para Mundial
Alterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28
Siga o encontro a contar para a fase de qualificação do Mundial 2026
Central do Torreense orgulhoso por ser um exemplo para os jovens de Cabo Verde
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão