Kevin Keegan, o rosto do futebol inglês nos anos 70

OS 50 MELHORES DA UEFA

Nos anos 70, quando o "kick and rush" (o famoso lançamento longo e alto, seguido de muita correria e uma intensa disputa pela posse da bola) imperava nos relvados ingleses, Kevin Keegan era uma espécie de oásis entre os jogadores do país. Os seus compatriotas, ao fazerem o balanço de uma década perdida - a Inglaterra falhou os Mundiais de 1974 (Alemanha) e 1978 (Argentina), chegaram facilmente à conclusão que Keegan tinha sido o único futebolista de classe mundial do país naquele período.

A história de Kevin Keegan começou no modesto Scunthorpe United, ainda como júnior. Em 1971, o Liverpool reparou no talento precoce daquele avançado de baixa estatura (1,73 metros) e os dividendos não tardaram em aparecer. No clube de Anfield, então a viver um dos períodos mais felizes da sua longa história, Keegan conquistou três títulos ingleses, a prestigiada Taça da Inglaterra, a Taça dos Campeões e duas Taças UEFA.

Conseguidos todos os troféus possíveis com a camisola dos "Reds", Keegan procurou novos desafios e assim, na época 77/78, transferiu-se para o Hamburgo, numa altura em que era raríssimas a transferência de um jogador inglês para o futebol da Eurora continental. A mudança de clube e de país, porém, não terminou com a senda de vitórias.

Foi campeão alemão, ganhou a Taça germânica e foi escolhido o melhor futebolista europeu por duas vezes seguidas (1978 e 1979).

Já perto dos 30 anos regressou a Inglaterra, defendendo primeiro o Southampton e, depois, o Newcastle. Foi nesse clube, anos mais tarde, que começou a carreira de "manager".

Seguiu-se o Fulham, chegou ao desejado cargo de seleccionador nacional (sem muito sucesso, diga-se de passagem), e está agora no Manchester City.

Famoso pelas gafes verbais

Respeitado pelo seu enorme talento nos relvados, Keegan não é poupado pela imprensa inglesa sempre que comete um deslize verbal, o que parece ser uma das suas especialidades. Eis alguns exemplos:

"A Inglaterra tem os melhores adeptos do Mundo, mas os adeptos escoceses não ficam atrás de ninguém"; "Um dos seus pontos fortes é não saber cabecear."

Quem é quem

Nome: Joseph Kevin Keegan
Data de nascimento: 14/02/51, em Armthorpe
Clubes: Scunthorpe, Liverpool, Hamburgo, Southampton e Newcastle
Palmarés: 3 títulos ingleses, 1 título alemão, 1 Taça da Inglaterra; 1 Taça alemã, 1 Taça dos Campeões, 2 Taças UEFA
Internacionalizações: 63 (21 golos)

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas