Longe vão já os tempos em que o campeonato russo era um dos mais atrativos a nível financeiro e que captava interesse nos espectadores. A nova liga que arranca hoje pode ser caracterizada pelo desinvestimento, numa edição em que os novos treinadores são os principais aliciantes numa prova que pode perder visibilidade. Os candidatos ao título fizeram uma inversão de política em relação ao passado, tendo vendido algumas das suas principais estrelas. E, neste contexto, o Zenit aparece como o principal exemplo...
A formação de São Petersburgo ficou sem André Villas-Boas e Hulk – e Axel Witsel também já comunicou que vai sair... –, e agora é orientada pelo romeno Mircea Lucescu. Com Danny lesionado, Luís Neto, central de 28 anos que inicia a sua quinta época na Rússia, é o único português que começará a competição hoje, na receção ao Lokomotiv Moscovo (Manuel Fernandes tem-se treinado com a equipa B), numa edição em que o grande objetivo do Zenit é destronar o campeão CSKA Moscovo. "Estamos cientes que vamos começar sem três jogadores fundamentais da última temporada: Danny, Hulk e Witsel. O Zenit joga agora mais em contra-ataque. Testámos essa fórmula na Supertaça e correu bem. Ganhámos e os jogadores mostraram-se satisfeitos. O grupo que encontrei é fantástico e disciplinado. Foi uma agradável surpresa", comentou Lucescu, romeno de 71 anos que chegou do Shakhtar Donetsk.
Slutski quer mais
Depois do fracasso no Europeu, Leonid Slutski demitiu-se do cargo de selecionador russo e pode dedicar-se em exclusivo ao CSKA. "Ainda estamos longo do que pretendemos mas continuamos fortes", disse o técnico de 45 anos, que visita o Anzhi na estreia.
Hulk homenageado ao intervalo
A saída de Hulk para os chineses do Shanghai SIPG, a troco de 55 milhões de euros, deixou os adeptos do Zenit surpreendidos e terão hoje uma oportunidade de se despedirem do craque brasileiro. O antigo jogador do FC Porto, de 30 anos, vai estar presente em São Petersburgo para receber uma homenagem e dizer adeus ao clube: a cerimónia vai decorrer no intervalo do encontro frente ao Lokomotiv. Recorde-se que ao serviço do Zenit, Hulk marcou 77 golos em 148 jogos. Entretanto, Lucescu recebeu o brasileiro Giuliano, que custou 7 milhões de euros.
Milhões do... Rubin Kazan
Num campeonato que perdeu demasiadas estrelas, o surpreendente Rubin revelou-se como o rei do mercado russo este defeso. Para além de ter assegurado o técnico espanhol Javi Gracia (ex-Málaga), a equipa de Kazan conta com cinco dos jogadores mais caros contratados para esta temporada.
Sensacional Rostov com missão difícil para repetir proeza
Na última temporada, o Rostov foi a grande sensação do campeonato, ao terminar no fantástico segundo lugar, a apenas dois pontos do campeão CSKA. A formação orientada pelo experiente Kurban Berdyev atravessa problemas financeiros e, tal como os restantes adversários, não investiu no mercado. A permanência do treinador de 63 anos foi a grande ‘contratação’ do modesto clube, que empatou com o Anderlecht na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. "Apesar de não termos conseguido contratar novos jogadores e de termos elementos influentes lesionados não servirá de desculpa para eventual fracasso", prometeu. Quanto às outras equipas, o Spartak, Lokomotiv e Krasnodar podem ser as surpresas. Destaque ainda para o Gazovik Orenburg, modesta equipa que faz a estreia no escalão maior.
Português garante que o sonho do título não se apaga em Marselha enquanto for... possível
Sevilha e Valencia estão a ter uma temporada para esquecer e jogam a salvação em abril
Emerson Palmieri foi o único substituto chamado por Mancini
Treinador inglês de 75 anos perto de regressar ao ativo
Brian Fernández foi afastado do plantel na semana passada. Depois disso desapareceu do mapa
Internacional português faturou diante do Abha
Associação de adeptos fala em "grande vitória para o futebol sueco"
Jornalista Giacomo Lacobellis fala de um sorteio simpático para Inter e Juventus, que vão defrontar águias e leões, respetivamente