Liga suíça de futebol poderá regressar a 8 de junho e à porta fechada

Decisão final terá de ser aprovada até 27 de maio

O campeonato suíço de futebol e outras competições desportivas poderão retomar a 8 de junho, mas à porta fechada, e de acordo com as fases de redução gradual das medidas contra a pandemia de covid-19.

O Conselho Federal da Suíça apontou aquela data para o regresso do desporto profissional, sem público, embora a decisão necessite de ser aprovada formalmente até 27 de maio, tendo em conta a evolução do novo coronavírus na Suíça, segundo explicou esta quarta-feira a televisão local RTS.

A proibição de eventos públicos para mais de mil pessoas no país permanece em vigor até, pelo menos, 31 de agosto, uma medida tomada no final de fevereiro pelo governo suíço e que forçou o cancelamento muitos eventos desportivos, culturais e sociais.

A Liga suíça de futebol, suspensa desde 2 de março, foi uma das primeiras a parar na Europa.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas