Mamadou Sakho despede-se dos relvados aos 35 anos

Internacional francês estava sem clube há vários meses

Seguir Autor:

Mamadou Sakho (à direita) jogou no Crystal Palace
Mamadou Sakho (à direita) jogou no Crystal Palace • Foto: AP

O defesa Mamadou Sakho colocou esta segunda-feira um ponto final na carreira de futebolista aos 35 anos, num anúncio feito no relvado pelo antigo internacional francês antes do encontro entre o Paris Saint-Germain e o Paris FC.

"Quero agradecer a todos. Quero anunciar oficialmente o fim da minha carreira. Obrigado ao Parque dos Príncipes. Obrigado ao Paris FC", declarou Sakho, formado no Paris FC e consagrado no Paris Saint-Germain, de Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha.

Sem clube há vários meses, desde que deixou a equipa georgiana do Torpedo Kutaisi, em 2024/25, Mamadou Sakho foi o capitão mais jovem da história da Ligue 1, aos 17 anos e oito meses, em outubro de 2007, na sua estreia como titular, e 'pendurou' as chuteiras simbolicamente antes do início da partida dos 32 avos de final da Taça da França entre as duas formações da capital gaulesa.

Sakho também jogou em Inglaterra, ao serviço do Liverpool (2013-2017) e do Crystal Palace, antes de retornar ao campeonato francês (Montpellier, entre 2021 e 2023).

Pela seleção francesa, disputou 29 jogos, mas teve o ponto mais difícil da carreira em abril de 2016, após testar positivo para uma substância proibida para queimar gordura.

Sakho foi suspenso provisoriamente pela UEFA por 30 dias, o que o impediu de disputar a final da Liga Europa pelo Liverpool e a fase final Euro2016, que decorreu em França e que Portugal venceu, apesar de ter sido ilibado das acusações em julho de 2016.

Quatro anos depois, em 2020, o defesa gaulês (à data no Crystal Palace) venceu em tribunal um processo de difamação contra a Agência Mundial Antidopagem (AMA), no qual reclamava 18 milhões de euros, recebendo uma indemnização monetária - não especificada - e um pedido de desculpas da entidade.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas