Mundial''2010: África do Sul ganha candidatura
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) atribuiu hoje à África do Sul a organização da fase final do Mundial de 2010, o primeiro que vai decorrer no continente africano.
A escolha da Comissão Executiva da FIFA foi anunciada pelo presidente do organismo máximo do futebol mundial, o suíço Joseph Blater, numa conferência de imprensa realizada no World Trade Center de Zurique, Suíça.
A candidatura sul-africana derrotou as de Marrocos e do Egipto, após o lote de concorrentes ter sido reduzido de cinco para três, com a desistência da Tunísia, na sexta-feira, e a exclusão da Líbia, na manhã de hoje, por a FIFA ter considerado que este país não reunia "todas as condições relevantes".
O Campeonato do Mundo de 2006 realiza-se na Alemanha, que no último processo de candidatura tinha derrotado a África do Sul devido à abstenção de um delegado da Oceânia.
Ficha técnica
População: 44 milhões de habitantes
Superfície: 1,22 milhões de km2
Capital: Pretória
Principais cidades
Joanesburgo (6,0 milhões de habitantes)
Cidade do Cabo (3,0 milhões)
Durban (3,0 milhões)
Port Elizabeth (1,5 milhões)
Pretória (1,0 milhões)
Bloemfontein (500.000)
Principais estádios de futebol
FNB Stadium, Joanesburgo (80.000 lugares)
Ellis Park, Joanesburgo (68.000)
Johannesburg Stadium, Joanesburgo (40.000)
Newlands Stadium, Cidade do Cabo (45.000)
Absa Stadium, Durban (52.000)
Telkom Park, Port Elizabeth (40.000)
Absa Stadium, Bloemfontein (38.000)
Loftus Stadium, Pretória (45.000)
Palmarés
Campeonatos do Mundo - duas participações (1998 e 2002, eliminada na fase de grupos)
Taça das Nações Africanas - organizadora e campeã da edição de 1996
Jogos Olímpicos - uma participação (Sydney2000, eliminada na fase de grupos)
Principais competições desportivas já organizadas pelo país:
Taça do Mundo de Râguebi de 1995
Jogos Africanos de 1999
Campeonatos do Mundo de Atletismo de 1999
Taça do Mundo de Críquete de 2003
Números do Mundial'2010
O orçamento prevê um lucro de 55 milhões de euros, sem comparticipação da FIFA.
Estima-se que vão ser criados 157.000 postos de trabalho, num país em que a taxa de desemprego ronda os 40 por cento.
A Federação Sul-africana de Futebol (SAFA) foi excluída da FIFA em 1976 devido à política de "apartheid" em vigor no país, tendo sido reintegrada em 1992, na sequência da mudança do regime político.