Não se assuste com o número: futebol europeu gerou quase 25 mil milhões de euros

Estudo da Deloitte revela dados de 2015/16 com especial enfoque nos cinco principais campeonatos

• Foto: Reuters

O valor do mercado do futebol na Europa foi de 24,6 mil milhões de euros em 2015/16, um número que representa um aumento de 13 por cento em relação à temporada anterior. Esta é a conclusão do estudo Annual Review of Football Finance, da consultora Deloitte.

A empresa foca-se em especial nas receitas das cinco maiores ligas europeias, que representam mais de metade deste valor. Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França aumentaram 12 por cento em relação à temporada anterior e atingiram os 13,4 mil milhões de euros em 2015/16. Este aumento deve-se em grande parte aos novos acordos de transmissão televisiva na Alemanha, Itália e Espanha e da entrada em vigor do novo ciclo de direitos da UEFA.

É previsível que este número suba ainda mais nesta temporada, pois a TV representa cerca de metade das receitas destes clubes e vão entrar em vigor novos contratos em Inglaterra e França. Na Alemanha, o novo acordo vai entrar em vigor em 2017/18.

Tal como é hábito, os clubes da Premier League lideram esta tabela de receitas, atingindo os 4,9 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 500 milhões em relação ao exercício anterior. Bem atrás, com pouco mais de metade das receitas, está a Bundesliga, com 2,7 mil milhões.

As receitas das cinco principais ligas

Por Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0