Noruega: Português Luís Pimenta nomeado jovem treinador do ano

Técnico conduziu o Kongsvinger a uma inédita final da Taça

• Foto: DR
O treinador português de futebol Luís Pimenta, que conduziu o Kongsvinger a uma inédita final da Taça da Noruega, foi esta sexta-feira nomeado jovem treinador do ano no país escandinavo pela Associação de Treinadores de Futebol da Noruega.

Este domingo, a equipa de Luís Pimenta, de 35 anos, vai disputar pela primeira vez a final da Taça da Noruega, frente ao Rosenborg, 'crónico' campeão norueguês.

Depois da disputa do troféu e da possibilidade, se vencer, se qualificar para a Liga Europa, o Kongsvinger, onde alinha o português Hélio Pinto, vai disputar a final do 'play-off' de acesso ao principal escalão do futebol norueguês, onde encontrará Jerv ou Mjondalen, depois de bater o Sandnes na meia-final.

O treinador chegou à Noruega em 2011 para a equipa técnica do então primodivisionário Honefoss, depois de ter sido treinador dos escalões de formação do Belenenses, juntamente com o atual selecionador de sub-21, Rui Jorge, Romeu e Jorge Castelo.

Em 2013, quando o treinador principal, Leif Gunnar Smerud, rumou aos sub-21 da Noruega, o português subiu a "primeiro adjunto", mas, segundo o próprio explicou à Lusa a 04 de novembro, a experiência "não correu bem" e durou apenas cinco meses.

Foi então convidado para o Kongsvinger, que levou à vitória na sua série com "20 pontos de avanço sobre o segundo classificado", depois de ter estado da "primeira à última jornada em primeiro lugar".

Este ano, no segundo escalão, o clube terminou a fase regular no quinto lugar, com 49 pontos, menos 13 do que o campeão Kristiansund, assegurando a presença no 'play-off', que promove um terceiro emblema ao principal escalão.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas