Novo formato das competições da UEFA aprovado: o que muda a partir da época 2024/25

Novo modelo com parecer positivo do Comité de Competições

O novo formato para as competições de clubes, a ser implementado a partir da época 2024/25, foi esta quarta-feira aprovado em reunião do Comité Executivo (a decorrer em Viena, Áustria), depois do Comité de Competições da UEFA, presidido por Fernando Gomes, já ter dado o parecer positivo. Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference Legue passarão a ser disputadas por 36 equipas. 

Com a mudança para 36 clubes, a maior alteração é a transformação da fase de grupos tradicional para uma única fase de liga que incluirá todos os participantes. Cada clube terá agora garantidos um mínimo de 8 jogos na fase de liga contra 8 adversários diferentes (quatro jogos em casa, quatro fora) em vez dos seis jogos anteriores contra três equipas, disputados em casa e fora.

Os oito melhores classificados da fase de liga apuram-se diretamente para a fase a eliminar, enquanto as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar irão competir num "playoff" a duas mãos para garantirem a sua passagem aos oitavos-de-final da competição.

O 5.º país do ranking da UEFA coloca três clubes diretamente na fase de grupos da Champions. O sexto melhor classificado (posição atual de Portugal, que começará a próxima temporada em sétimo, confirmada a ultrapassagem pela Holanda) será representado por dois, indo mais uma equipa às pré-eliminatórias.

Os quatro clubes adicionais nesta alteração de 32 para 36 equipas serão alocados de acordo com os seguintes critérios:

- Mais um clube para o 5.º colocado do ranking, que passa a ter três diretos.

- Um clube para o caminho dos campeões, que passará dos atuais quatro para cinco.

- Dois para os países com melhor pontuação na época anterior (este ano, seriam Inglaterra e Holanda).

As reformas da Liga dos Campeões, da Europa League e da Europa Conference League resultam de dois anos de consultas alargadas.

Notícia atualizada às 15H06
Por Record
20
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas