Novo modelo das provas da UEFA com mais dinheiro para todos

Garantia de Giorgio Marchetti, diretor de competições da UEFA

• Foto: EPA

Giorgio Marchetti, diretor de competições da UEFA, explicou, em termos gerais, as mudanças introduzidas pelo organismo nas suas duas grandes competições de clubes, a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Segundo o dirigente, o novo ciclo de três anos, que se inicia na temporada de 2018/19, irá alargar o acesso dos clubes de menor dimensão, aumentar as receitas para quem até aqui recebia menos e aprofundar a solidariedade dos mais ricos para com os menos ricos.

"A mudança não se faz por pressão dos grandes clubes", esclareceu Marchetti no início da sua intervenção no Football Talks, congresso do futebol organizado pela FPF que decorre no Estoril. "Pelo contrário, sabíamos que a própria realidade nos levava a essa mudança, a começar pelo risco da perda de interesse por parte do público e dos patrocinadores. Como estava, aumentava o fosso entre clubes ricos e pobres e não podíamos continuar assim", sublinhou.

Numa apresentação técnica, Marchetti abordou as três linhas mestras das mudanças introduzidas para o novo ciclo de três épocas na Liga dos Campeões e Liga Europa: o acesso, o coeficiente dos países e clubes, e a distribuição das receitas. "Há um ligeiro aumento de clubes das quatro principais ligas, mas todos os campeões nacionais que não tenham acesso à Liga dos Campões terão lugar na Liga Europa", garantiu Marchetti.

Outro ponto importante no novo modelo refere-se ao coeficiente dos clubes. Os melhores das ligas de menos dimensão passam a beneficiar com o seu próprio desempenho, reduzindo a penalização imposta pelo coeficiente do país.

Finalmente, a distribuição das verbas geradas também beneficiará as ligas e os clubes de menor dimensão. Mesmo havendo um decréscimo da percentagem distribuída à partida através da marketing pool, clubes como FC Porto, Benfica ou Sporting, por exemplo, poderão acabar por receber até 100% mais do que recebem hoje em dia.

Por José Carlos Freitas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.