O golo da Noruega sub-19 saiu do laboratório de um treinador português

Jogada construída por futebolistas do Stromsgodset, equipa de Vítor Gazimba

A carregar o vídeo ...
O lance trabalhado por Vítor Gazimba

Vítor Gazimba, de 29 anos, estava tranquilamente a ver pela televisão o jogo entre os sub-19 da Noruega e Irlanda, no Torneio Internacional de La Manga, quando reparou em algo familiar. O primeiro golo dos noruegueses foi construído praticamente apenas por jogadores dos sub-21 do Stromsgodset, equipa treinada pelo português. São eles Henrik Bredeli, defesa-esquerdo; Andreas Hoven, extremo; Knut Ahlander, médio-ofensivo e Abdul-Basit Agouda, avançado. Mais: o golo surgiu na sequência de um lance trabalhado, precisamente, por Vítor Gazimba.

O técnico é, por isso, a pessoa indicada para explicar o golo ao pormenor. "Trata-se de uma jogada que utilizamos algumas vezes, especialmente quando optamos por defender em bloco médio e temos o Agouda como avançado. Quando o Bredeli tem a bola, uma vez que é um defesa-esquerdo com um ótimo passe à distância, pedimos ao Agouda, que é muito rápido, para procurar as costas do adversário com o objetivo de explorar a profundidade. Depois, normalmente, o Hoven aproxima-se do lateral com bola, o que faz com que o defesa adversário o siga, abrindo espaço para o Agouda. A bola entra nesse mesmo espaço e o nosso número 10, Ahlander, costuma aparecer na área como primeira opção de finalização. E foi exatamente o que aconteceu", resumiu Vítor Gazimba em conversa com Record.

A Noruega viria a vencer por 2-1, mas para o treinador português há outra razão para ficar feliz. "Quando vejo os meus jogadores a colocar em prática, a nível internacional, o que treinamos no clube, o primeiro sentimento que tenho é de grande orgulho. E é também a confirmação de que estamos a caminhar no sentido certo.

O selecionador Hélio Sousa pode aproveitar para tirar algumas notas, já que a Noruega é um dos adversários de Portugal no Torneio Internacional de La Manga, num jogo marcado para a próxima terça-feira. As duas seleções têm ambas 3 pontos no grupo único da competição, depois de Portugal ter vencido a Eslováquia por 3-0 na estreia.

Por David Novo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.