Pauleta é o rei na história do PSG

Antigo internacional português ganha votação online da France Football para melhor avançado do clube parisiense

• Foto: Pedro Ferreira

A reputada revista France Football lançou um inquérito online a perguntar aos adeptos do Paris Saint-Germain quem seria o melhor avançado da história do clube. E os fãs do clube da capital francesa não tiveram dúvidas: Pedro Pauleta foi o vencedor, arrecadando 36 por cento dos 10771 votos, superando o internacional sueco Zlatan Ibrahimovic (30 por cento), apesar deste ter ultrapassado o português e ter-se tornado no melhor marcador de sempre da história do clube, com 156 golos.

Pauleta fez 109 golos em 212 jogos pelo PSG depois de ter sido comprado ao Bordéus por 11 milhões de euros em 2003. O antigo avançado da Seleção Nacional não demorou a adaptar-se ao clube parisiense e a prova disso foram os 23 golos marcados em todas as competições logo na primeira temporada em França. Em Paris, Pauleta construiu uma relação muito forte com os adeptos do PSG, pelo carisma, pelo estilo matador e pelos números que o tornaram, na altura, no melhor marcador do clube. Estatuto que depois veio a perder para Ibrahimovic. Mas os fãs parisienses não esquecem as cinco temporadas em que Pauleta fez furor com a camisola azul escura, ainda que não tenha ganho os troféus mais importantes.

Duas Taças de França, uma delas decidida pelo 'açor', e uma Taça da Liga, também com um golo de Pauleta, são os pontos mais altos do avançado no PSG. A paixão dos adeptos pelo seu goleador tornou-se ainda mais assolapada a partir do momento em que Pauleta rejeitou sair para outros clubes, nomeadamente para o Lyon, clube que no período aureo do avançado mandava no campeonato francês. Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, tentou várias vezes contratar o ponta-de-lança português mas o PSG, apesar de paupérrimas classificações na liga francesa, conseguiu segurar sempre o goleador.

Ibra e Weah no pódio
Ibrahimovic foi o segundo mais escolhido no inquérito da France Football. E o sueco que não deixa ninguém indiferente fez no PSG... o que ainda não tinha sido feito: tetracampeão francês, além de duas Taças de França, três Taças da Liga e outras tantas Supertaças francesas, recheando assim o palmarés de um clube que ansiava há muito viver o período de hegemonia que atravessou com o sueco no ataque.

Atrás de Ibra, com 21 por cento dos votos, surge o antigo internacional liberiano George Weah, autor de 55 golos em 138 jogos no PSG. Ajudou o clube a ganhar o segundo campeonato da sua história (1993/94) - além de duas Taças de França e uma Taça da Liga - e catapultou-o para um plano de destaque nas competições da UEFA. Com Weah, o PSG passou a ter estatuto europeu e o reconhecimento internacional cresceu imenso.

Referência ainda para o argentino Carlos Bianchi - 4.º na votação com 4 por cento dos votos - e o francês Nicolas Anelka, 5.º com 3 por cento dos 10.771 votos. 

Por Hugo Neves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.