Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Associação diz que "um jogador em posição irregular não deve ficar em jogo sempre que um adversário toca na bola"
Seguir Autor:
A IFAB (International Football Association Board) clarificou, nos últimos dias, as diferenças entre uma jogada deliberada e não deliberada, no que às leis do fora de jogo diz respeito. O órgão diz que "um jogador em clara posição de fora de jogo não deve ficar automaticamente em jogo sempre que um adversário toca na bola", mas sim em ocasiões específicas.
Assim, um jogador que recebe a bola em posição irregular só não será penalizado caso um adversário a tenha jogado antes de forma deliberada. Neste caso, considera-se uma jogada deliberada sempre que um jogador tenha a clara possibilidade, ao receber a bola, de a passar para um colega de equipa, de ficar em posse ou de a aliviar em condições.
Relacionada
A IFAB esclarece ainda os fatores a ter em conta na altura de decidir se a bola foi, ou não, jogada de maneira deliberada: se o jogador vê a bola de maneira clara; se esta lhe chega lentamente; se não há qualquer mudança de trajetória, ou se o atleta tem tempo para coordenar o corpo de maneira a abordar o lance. Para este efeito, é ainda considerado que uma bola rasteira é mais fácil de abordar do que pelo ar.
"Chris, I love you!" ??#sporttvportugal #EURO2020 #UEFA #Belgium #Russia #lukaku #eriksen pic.twitter.com/pRCI8AZnRy
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 12, 2021
Vejamos o golo acima, marcado por Lukaku frente à Rússia no Euro'2020. À data o tento foi validado, mas segundo estas alterações... não seria. Explicamos o porquê: o avançado belga está em posição irregular na altura do passe, que é intercetado por um defesa russo de forma não deliberada, uma vez que este, como está à espera que a bola mude de trajetória com a abordagem falhada de um companheiro de equipa, não tem tempo de colocar o corpo para reagir. A bola acaba por ir contra as suas pernas e ficar à disposição de Lukaku.
"It's the slightest touch. It's not like he's tried to play it back to his goalkeeper."
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) October 11, 2021
Jamie Redknapp says the laws of the game surrounding offside need addressing after Kylian Mbappe's contentious goal decided the Nations League final in France's favour pic.twitter.com/KV0AQtOd20
Outro golo que seria invalidado segundo estas normas seria o de Mbappé na final da Liga das Nações da época 2020/21. O avançado francês está em posição de fora de jogo no momento em que recebe o passe de Theo Hernández, mas o leve toque do central espanhol, Eric García, faz com que o árbitro interprete que se inicia um 'novo ciclo' na jogada. Ora, a bola não estava na posse do jogador nem em condições perfeitas para que este a intercetasse, portanto nesta situação o golo seria invalidado, uma vez que a ação de Eric García não foi voluntária mas sim forçada pelo passe anterior, numa altura em que Mbappé estava em posição irregular.
Verdão superou em casa o Mirassol, por 1-0
Avançado português contribuiu para o triunfo por 3-1
Golo de Isaksen decidiu encontro no Olímpico de Roma
Reação do internacional português para com Allegri está a ser muito comentada em Itália
Em comunicado, organismo que tutela o futebol europeu diz que AFA rejeitou as três propostas alternativas apresentadas
Adeptos do Valerenga deixaram este domingo mensagem de contestação contra a federação e o emblema de Bodo
Antigo jogador do FC Porto foi alvo de mais de 50 queixas entre 2019 e 2023