Portugal deverá subir ao 4º lugar no ranking da FIFA

O 3.º lugar na Taça das Confederações leva Seleção Nacional a ‘saltar’ quatro posições

• Foto: Pedro Ferreira

O 3º lugar alcançado ontem na Taça das Confederações levará Portugal a subir quatro posições no Ranking da FIFA e ascender ao 4º lugar na lista atualizada que o organismo que tutela o futebol mundial divulga na próxima 5ª feira. Num ranking que passa a ter a Alemanha na liderança – sobe duas posições, destronando, assim, o Brasil de Tite –, a Seleção Nacional passará do 8º lugar (posição que ocupava no dia 1 de junho) para o 4º lugar.

Desta forma, ultrapassará Bélgica, França, Colômbia e o próprio Chile que, mesmo sendo finalista vencido da Taça das Confederações, cai do 4º para o 7º lugar em virtude dos critérios de pontuação atribuídos pela FIFA. Estes não têm apenas a ver com o simples resultado obtido (vitória, empate ou derrota) mas também o tipo de prova em que foi alcançado, o ranking do adversário e a respetiva região continental a que pertence. É uma complexa equação que termina os lugares no ranking da FIFA e que, muitas vezes, provoca resultados surpreendentes como o caso do Chile: chega novamente a uma final, desta vez, da Taça das Confederações e cai três posições.

Nota especial para o facto de a Espanha, orientada pelo antigo técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, estar fora de um Top 10 que será constituído por Alemanha, Brasil, Argentina, Portugal, Suíça (atual líder do grupo de qualificação da Seleção Nacional para o Mundial’2018), Polónia, Chile, Colômbia, França e, por fim, a Bélgica. A Espanha é 11ª, a Itália 12ª e a Inglaterra está no 13º lugar.

Irão no 23.º lugar

O destaque positivo vai para nova subida do Irão, orientado pelo português Carlos Queiroz. O professor já obtivera o recorde do 27º lugar no ranking FIFA mas verá a equipa agora no 23º lugar, sendo a seleção asiática mais bem posicionada, batendo seleções europeias como Holanda (32ª), Áustria (38ª) ou Hungria (57ª), as últimas duas adversárias de Portugal na fase de grupos do Euro’2016.

Por Hugo Neves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.