Portugal foge à Rússia: como ficou o ranking da UEFA após a jornada europeia

O nosso país reforçou o sexto lugar

Portugal, com duas vitórias e três empates na quinta jornada da fase de grupos das taças europeias, reforçou ainda mais o 'milionário' sexto lugar do ranking de clubes da UEFA.

O Sporting (4-0 na receção ao PSV Eindhoven) e o FC Porto (2-1 no reduto do Young Boys) somaram triunfos na Liga Europa, prova em que Sporting de Braga (3-3 com Wolverhampton) e Vitória de Guimarães (1-1 com Standard Liège) repetiram a igualdade do Benfica (2-2 com o Leipzig, na Alemanha) na Liga dos Campeões.

Com estes resultados, Portugal totalizou 1,400 pontos, passando a somar 47,249, para fugir ainda mais à Rússia, que se ficou pelos 0,833 pontos (dois triunfos, uma igualdade e um desaire), para um total de 45,216.

Conceição e Aboubakar abraçados e o isqueiro apanhado por Pepe: imagens do triunfo do FC Porto

Além dos pontos somados, já estão garantidos dois representantes lusos nos 16 avos de final da Liga Europa, o Sporting de Braga e o Sporting, para apenas uma equipa que já sabe que ficará fora das taças europeias, o Vitória de Guimarães.

O panorama dos russos é bem diferente, pois ainda nenhuma equipa se qualificou e duas estão fora da Europa, o Lokomotiv Moscovo, na Liga dos Campeões, e o CSKA Moscovo, na Liga Europa.

As formações lusas estão em maioria (cinco contra quatro) na fase de grupos e todos os pontos que somarem (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).

Portugal, que já sabe que em 2020/21 (sétimo nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação atual - uma entrada direta na 'Champions' e outra na terceira pré-eliminatória -, está muito bem posicionado para acabar a presente temporada no sexto posto e conseguir, em 2021/22, recuperar uma segunda entrada direta.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.